Como medir os resultados de um evento
[Por InEvent , 01/07/2014]
Já dei muitas dicas em meu blog sobre como ajudá-lo a fazer do seu evento um sucesso. Mas pode ser que sua dúvida no momento seja: e depois que as luzes se apagam, como saber se ele realmente foi um sucesso?
Uma das grande dúvidas das empresas é justamente esta: como mensurar os resultados de um evento? Sabendo disso, preparei dois artigos que mostram como é possível saber se o evento alcançou os objetivos, se ele trouxe os resultados esperados, superou as expectativas ou se faltou algo.
Hoje você lê o primeiro.
Vamos lá?
Por que medir os resultados?
Realizar a mensuração do evento é algo muito importante pois:
Garante a continuidade do evento com a construção de um histórico de resultados – o que é avaliado pode ser melhorado em próximas edições e os resultados positivos servem como argumento sólido para justificar sua continuidade.
Garante a credibilidade e reputação do evento – é possível afirmar se a imagem das marcas envolvidas foi beneficiada pelo sucesso ou prejudicada por algum erro na organização.
Promove a proximidade com público alvo – ouvir os participantes e entender o que pode ser melhorado de uma edição para outra faz com que ele sintam-se valorizados e efetivamente “parte” do evento.
Antes de analisar os resultados, defina por qual ponto de vista você irá avaliá-lo. Ele pode ser estudado pelos seguintes parâmetros:
Avaliação sobre a empresa realizadora do evento em relação aos participantes;
Avaliação dos participantes em relação ao evento em si;
Avaliação dos fornecedores em relação à organização do evento;
Avaliação da organização do evento em relação aos fornecedores.
Avaliação da comunidade idealizadora (impacto econômico, impacto social etc.)
Saber exatamente o que você está avaliando é o primeiro passo. Veja a seguir as principais maneiras de medir os resultados do seu evento:
Avaliação dos números do evento
Esse tipo de avaliação implica na compilação de dados estatísticos e informações sobre o evento e a análise dos mesmos em relação a missão e aos objetivos do evento.
Você pode avaliar o número de participantes, números de contatos obtidos, venda de produtos – o indicador a ser avaliado depende do tipo e do objetivo do evento.
Reunião com os envolvidos na organização
É muito importante realizar uma reunião com os envolvidos na organização – fornecedores e parceiros. Peça para que todos coloquem os pontos positivos e os pontos negativos em relação à organização e de que maneira isso impactou no resultado. Essas observações devem ser anotadas e consideradas para a próxima edição do evento.
Pesquisa pós-evento
A pesquisa pós-evento pode ser realizada com os participantes, fornecedores e parceiros do evento. Ela serve para saber se os objetivos foram alcançados, entender qual foi a percepção do público em relação ao evento e coletar sugestões de melhorias, comentários e opiniões. Para saber como elaborar uma pesquisa de pós-evento, clique aqui e confira o artigo que escrevi sobre esse tema.
Testemunhais
O evento tem impactos tangíveis, tais como custos e benefícios econômicos diretos, e também impactos intangíveis, como a satisfação do cliente. Coletar opiniões ou testemunhais dos participantes ajuda a medir os níveis dessa satisfação do cliente em relação ao evento como experiência. Nesse tipo de contato, você consegue perceber se o participante ficou “feliz” com o evento.