Termo de cooperação fomentará turismo da região sul

[Por Revista Eventos, 03/08/2013]
Tornar o turismo da região sul do país nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul mais conhecido e fortalecer ainda mais o segmento no cenário internacional é o principal objetivo do acordo de Cooperação Técnica com a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e a Comissão Turismo Brasil Sul-Codesul (CTBS) assinado nesta semana pelo governador André Puccinelli e secretários de turismo dos quatro Estados. A Setur RS esteve representada pela diretora de Promoção e Marketing, Camila Mumbach.
O segmento turístico das regiões ganha mais força com o Termo de Cooperação, que fará com que Mato Grosso do Sul, juntamente com os outros três estados do Sul apresente roteiros integrados, difundindo estas regiões onde está um estado do Centro-Oeste e outros três do Sul, segundo o governador André Puccinelli. “A Embratur nos assume como filhos na divulgação do turismo dessas regiões em roteiros integrados para o mundo, fazendo folheteria e divulgação de mídia internacional para que Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sejam conhecidos no mundo inteiro”, lembrou o governador.
O Termo é considerado uma grande ação de fortalecimento do turismo de forma a integrar as quatro regiões. Para o diretor de produtos e destinos da Embratur, Marco Antônio Lomanto, divulgar os roteiros em conformidade com planejamentos específicos e regionalizados atrairá ainda mais o turista estrangeiro para o Brasil. “É importante que o turista ao vir para o nosso país tenha diversas opções que não sejam somente o sol e a praia. Temos outros atrativos como o ecoturismo, o turismo de aventura e muitos outros. Vamos trabalhar através de um plano de marketing de rede juntando vários estados”, explicou o diretor.
Os trabalhos de divulgação do trade turístico dos quatro estados da região sul do país também serão divulgados em eventos internacionais. “São ações, dentro das agendas da Embratur, em que vamos lançar os roteiros existentes no mercado para atrair o turista internacional. Os nossos agentes irão trabalhar tecnicamente estes roteiros, por meio de material gráfico em outros idiomas durante feiras, road shows e workshops”, detalhou Marco Antônio.
Para o presidente da Comissão Turismo Brasil Sul-Codesul (CTBS) e secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Roberto Martins, é importante fortalecer o turismo da região sul e minimizar os custos destas ações. “Queremos mostrar que não existe somente o turismo do sol e da praia e que os estados da região sul tem bons atrativos. Queremos mostrar as belezas e as diversidades turísticas que o Brasil tem para o turista internacional que busca por este trade turístico. Temos aqui em Mato Grosso do Sul um ecoturismo de destaque. É preciso unir forças para mostrar e promover os cenários belíssimos que nós temos nestes quatro estados”, lembrou Roberto Martins.
Termo de Cooperação
O Termo de Cooperação Técnica entre a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e os Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, representados pela Comissão Turismo Brasil Sul-Codesul (CTBS) vai estabelecer relações entre os estados que fazem parte da CTBS e a Embratur, visando a execução de ações conjuntas voltadas à promoção e ao apoio à comercialização internacional dos roteiros integrados do Turismo Brasil Sul.
Conforme o termo de acordo, os estados que formam a CTBS e a Embratur deverão planejar, propor e desenvolver, bem como prover apoio técnico, à promoção dos roteiros do Sul do Brasil. Além de gerenciar o acompanhamento dos trabalhos e a participação nas ações estabelecidas no Plano de Trabalho, realizando periodicamente a avaliação dos atos estabelecidos, das atividades propostas, buscando formas de melhoria e de ajustes quando necessários.
A Embratur deverá disponibilizar em caráter institucional e de uso compartilhado, espaço nos eventos internacionais para viabilização da promoção e comercialização dos roteiros e nos mercados onde a Embratur atua. Também acompanhar e apoiar ações dos participantes integrantes, entre outras atividades.
Já os estados da Comissão Turismo Brasil Sul deverão viabilizar, acompanhar e apoiar ações e projetos, de acordo com o Plano de Trabalho desenvolvido. Além de disponibilizar dados e informações, de caráter técnico, necessários ao bom andamento do objeto do acordo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *