Cases do Programa de Qualidade ABEOC Brasil: Visual Áudio e Vídeo

Com 30 anos de experiência no mercado gaúcho, a Visual Áudio e Vídeo ganhou destaque como empresa modelo na área de eventos nos últimos cinco anos. Isto porque o conceito do negócio mudou. O que antes era um empreendimento focado apenas na locação de equipamentos, hoje é reconhecido pela excelência em organização e realização de eventos, principalmente pela capacidade de atender demandas simultâneas em todo o país. A participação da empresa no Programa de Qualidade ABEOC Brasil reforça o intuito e a ambição em avançar cada vez mais neste segmento. E os resultados já podem ser comprovados. A Visual Áudio e Vídeo reformulou o planejamento estratégico do negócio; implementou novos setores, de qualidade e tecnologia, para superar as próprias competências; e privilegiou o modelo de gestão, para aproximar e valorizar equipe e clientes.

Equipe técnica em congresso médico no Pará.
Equipe técnica em congresso médico no Pará.

Após o início das palestras, oficinas e auditorias do Programa de Qualidade, o planejamento estratégico da empresa foi totalmente revisado e aprimorado. Por meio da reformulação foi possível elaborar manuais de postura e procedimentos, estipular o organograma da equipe e o fluxograma dos setores e processos. Todos os colaboradores foram consultados sobre as mudanças, inclusive contribuíram significativamente com a definição de novas políticas da empresa. Desde então, um comitê de qualidade acompanha os progressos e analisa a necessidade de outras mudanças por meio de reuniões periódicas com a equipe. “Agora a empresa tem padronização em todos os setores. Os novos procedimentos passam rigorosamente pela aprovação deste comitê”, esclarece o gerente comercial, Jêrome Belmonte.
Evento no Centro de Eventos Rebouças, em São Paulo.Também é novidade a criação do departamento de gestão de pessoas, concebido para o desenvolvimento de políticas que estão aperfeiçoando a dinâmica de todos os departamentos da empresa. Em conjunto com esta iniciativa, está sendo realizado um processo de “avaliação 360º”, com sistema de feedback, pesquisa de clima organizacional e modelo de metas, que inclui redução de despesas, economia de energia, separação e descarte correto de materiais, entre outros. O sistema de avaliação resulta em bonificações financeiras anuais.
A empresa prima pela superação dos próprios méritos, e para isto, inaugurou o setor de inovação e tecnologia, que atua na pesquisa, análise e desenvolvimento de novas ferramentas. “Mensalmente criamos novos equipamentos ou atualizações para atender as exigências do mercado e do nosso próprio conceito de excelência. Neste quesito, o diferencial da empresa está nos sistemas de projeção e sonorização”, avalia o gerente comercial.

Desde o início da participação no Programa de Qualidade ABEOC Brasil, cinco novos funcionários foram contratados para reforçar o time da Visual Áudio e Vídeo, que soma 18 colaboradores. Um deles foi admitido especialmente para o recém implementado setor de monitoramento de campo, que analisa a qualidade dos serviços prestados. O funcionário recebeu treinamento específico para atuar no acompanhamento das atividades da empresa e no contato personalizado com os clientes durante a realização dos eventos. A empresa está implementando ainda um questionário de satisfação que será utilizado a partir deste semestre para a avaliação minuciosa da atuação da Visual Áudio e Vídeo.
O Programa de Qualidade ABEOC Brasil também instigou a necessidade de maior interação digital com os clientes. O resultado disto foi a renovação do site da empresa, que passou a usar uma linguagem mais atual e dinâmica, e na reformulação de todas as mídias digitais, que passaram a ser atualizadas diariamente.
Há dois anos a empresa está situada em uma sede mais espaçosa e equipada, o que otimizou os processos dos setores de estoque e logística, que agora são gerenciados por um sistema digital de controle de patrimônio e entrada e saída de material. Prestigiada pela superioridade dos equipamentos fornecidos – para sonorização, projeção, iluminação, informática, tradução, votação interativa e estruturas para montagem –, a Visual Áudio e Vídeo se diferencia ainda pela capacidade de atendimento simultâneo em eventos realizados em diferentes regiões do país. A abrangência do negócio é nacional, também com atuação no mercado internacional e referência em congressos médicos.

Programa de Qualidade ABEOC BRASIL e SEBRAE

A Visual Áudio e Vídeo é uma das mais de duzentas empresas que participam do Programa de Qualidade ABEOC Brasil – Qualificação em Gestão e Certificação de Empresas de Eventos, uma parceria com o SEBRAE nacional e apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). O Programa oferece uma série estruturada de oficinas e palestras de capacitação, além de consultoria direta para aprimoramento da gestão. O lançamento nacional foi realizado em março de 2013. Após o módulo de capacitação, o Programa também prevê a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, a partir de agosto de 2014, com auditorias da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Este case faz parte da série “Cases de Qualidade” que está apresentando exemplos de melhorias e avanços obtidos por algumas das 243 empresas de 12 Estados que participam do Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE.

Galeria de Fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *