Turismo terá primeira conferência nacional

[Por Ministério do Turismo, 11/06/2014]
A Primeira Conferência Nacional de Turismo deverá será realizada em 2015, de acordo com anúncio feito pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, durante a reunião do Conselho Nacional do Turismo (CNT), na segunda-feira (9), em Brasília.
O encontro deverá ser precedido de etapas municipais, estaduais ou regionais, segundo Ítalo Mendes, assessor do Ministério do Turismo. Ele apresentou a proposta de realização da conferência com o objetivo de trazer o assunto em discussão e receber contribuições dos membros do CNT, colegiado que reúne representantes de instituições públicas e entidades privadas do setor em âmbito nacional.
“As conferências são instrumentos de participação social; uma arena de debates sobre temas de relevância para o cidadão e para o país”, disse Mendes. Ele prevê para o final deste ano um grande evento de mobilização em torno da I Conferência Nacional de Turismo, que será mais um apoio para implementar a política de gestão descentralizada do turismo.
De 1941 a 2013 foram realizadas no país 138 conferências nacionais, das quais 97 aconteceram entre 2003 e 2013, abrangendo mais de 43 áreas setoriais como saúde, educação, cultura e meio ambiente. Cerca de nove milhões de pessoas participaram dos debates sobre propostas para as políticas públicas em etapas municipais, regionais, estaduais até a etapa nacional.
A realização de conferências setoriais como canais de diálogo entre o governo e a sociedade estão previstas na Constituição Federal.  O objetivo é garantir a participação popular no processo de construção de políticas para as diversas áreas da administração pública.
Clique aqui para ouvir declaração do assessor Ítalo Mendes sobre os objetivos da realização da conferência.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *