Franquias de turismo apresentam faturamento de R$ 6,6 bilhões em 2013
As franquias de turismo estão ampliando seus investimentos e, consequentemente, expandindo seus negócios e aumentando o faturamento no Brasil – é o que aponta o estudo da ABF Associação Brasileira de Franchising. De acordo com a organização, as agências de viagens e operadoras turísticas foram as principais responsáveis por este aumento. Somente em 2013, o segmento apresentou um acréscimo de 21,9%, enquanto as demais ligadas ao setor cresceram 11,9%. O número corresponde por R$ 6,6 bilhões do faturamento total, estimado em R$ 115 bilhões.
Em 2012, as franquias de turismo cresceram 97,8% em relação à 2011, passando de 864 para 1.848 unidades em todo país. Em 2013, este número subiu para 2.001 unidades e 41 redes de turismo credenciadas à associação. A expansão das agências online, impulsionada pela entrada de novos usuários de internet, a compra de viagens a lazer por classes sociais emergentes, a melhoria da qualidade dos serviços e aumento do turismo doméstico foram alguns dos fatores que impulsionaram este crescimento, conforme a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo 2013, do Ministério do Turismo.
Os grandes eventos também foram um fator determinante para o resultado positivo. “O mercado brasileiro de turismo está cada vez mais competitivo, mais atraente para os investidores internacionais e melhor preparado para atender a demanda de turistas. A Copa do Mundo impulsionou ainda mais esta ascensão, garantindo mais visibilidade ao país”, afirma Vinicius Lages, ministro do Turismo.As redes de turismo com crescimento em destaque no país são Tam Viagens, Flytour Franchising, CI, Clube Turismo, IE Intercâmbio no Exterior, Marsans, Travelmate Intercâmbio e Turismo e TZ Viagens, de acordo com a ABF. Já no segmento de hotelaria, as franquias vêm aparecendo como um modelo de negócios estratégico para as redes em geral.
[Por Hôtelier News, 05/06/2014]