Festival Gastronômico de Búzios chega à sua 13ª edição

[Por  Revista Hotéis, 18/06/2014]
O Festival Gastronômico de Búzios (RJ) chegará em sua 13ª edição entre os dias 18 a 26 de julho. Este ano, o evento comemora adesão recorde de restaurantes, contando com cerca de 60 participantes. Além das tradicionais degustações, servidas em mesas montadas em diferentes pontos da cidade, o evento fará homenagem a atriz Brigite Bardot, uma personagem que elevou o provinciano balneário, há exatos 50 anos, em hotspot da época.
Gil Castelo Branco, produtor e idealizador do evento desde a primeira edição, prevê ocupação de 90% na rede hoteleira da cidade. “O evento movimenta a cidade no inverno. Temos expectativa de receber 30 mil pessoas ao longo dos dois fins de semana de evento”, conta o produtor, que pela primeira vez ampliou a abrangência do evento para cultura, arte e gestão ambiental. Além disso, a praça da Praia dos Ossos, local histórico da cidade, receberá o festival pela primeira vez mantendo o formato de degustações, mas com outras atrações que inclui show musical e instalações de artistas locais.
Na área gastronômica, o evento mantém os moldes dos anos anteriores. Os restaurantes participantes servirão, das 20h00 à meia noite, degustações a preços populares em mesas montadas em quatro pontos da cidade: Orla Bardot, Rua das Pedras e Rua Manoel Turíbio de Farias, no Centro; Porto da Barra e Espaço Domme, ambos no bairro de Manguinhos. Cada restaurante escolhe que receita servirá, podendo ser uma entrada, um prato principal ou uma sobremesa. Diferentemente dos outros locais, o festival na Praça da Praia dos Ossos será sempre das 13h00 às 17h00.
O evento tem enorme preocupação ambiental e firmou parceria com a Prefeitura de Búzios para reduzir os impactos ambientais em relação à produção de lixo nos dias do festival. Todos os talheres utilizados pelos restaurantes serão biodegradáveis e haverá coleta, de hora em hora, pela cooperativa de catadores de lixo da cidade; fornecimento de duas lixeiras seletivas para cada restaurante participante, sendo uma de lixo reciclável e outra de lixo orgânico; e triagem, destinação e reciclagem dos resíduos sólidos recolhidos durante o evento.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *