Salão de Turismo será aberto quinta (8/5) com 87 municípios inscritos
[Por Mercado e Eventos, 07/05/2014]
O 3º Salão Baiano de Turismo, que será aberto às 14 horas desta quinta-feira, 8 de maio, com a presença do governador do Estado, Jaques Wagner, já tem confirmada a participação de 87 municípios das 13 zonas turísticas baianas. Cada um apresentará seus produtos em estandes de 50m², no Centro de Convenções da Bahia.
Consolidado como o maior evento de promoção do Estado, o Salão vai reunir operadores e agentes de viagem de todo o Brasil, jornalistas e representantes dos municípios turísticos baianos, além de grupos hoteleiros, empresas aéreas, agências de receptivo e o público em geral.
Com uma grande estrutura, vai proporcionar ao público entrar em contato com as diversas manifestações artísticas e culturais da Bahia, bem como visitar exposições que retratam a história e a cultura do povo baiano e obter, em um único lugar, conteúdo sobre as belezas naturais e informações sobre pacotes de viagens, a preços promocionais.
O presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, afirma que o evento está caminhando para ser um sucesso, com uma grande estrutura que envolve, além da Empresa de Turismo da Bahia e a Secretaria do Turismo – Setur, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a Associação Brasileira de Bares de Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). “Toda a diversidade baiana, com seus 13 destinos turísticos, a rica gastronomia, as manifestações culturais e as mais variadas atividades turísticas vão estar em evidência durante os três dias do evento”, diz.
Segundo o secretário do Turismo do Estado, Pedro Galvão, o 3º Salão, embora mais enxuto que em outros anos, terá mais qualidade do ponto de vista institucional. “Sabendo que cerca de 52% de quem viaja pela Bahia é do próprio Estado, queremos que o soteropolitano visite mais as nossas zonas turísticas. E este ano vamos ter o lançamento da 14ª zona. Como Minas Gerais já tem registrado a Estrada Real, nós teremos os Caminhos Reais da Bahia, seguindo os caminhos das caravanas, as carruagens e carroças levando mantimentos e trazendo pedras preciosas”.
Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa e organizador do Salão, diz que a mobilização para o evento é vitoriosa. “Temos hoje confirmados 86 municípios das 13 zonas turísticas, algo em torno de 18 artesãos que expressam a criatividade, a riqueza do artesanato baiano, com a ocupação quase que 100% da área comercial. A participação dos setores profissionais da Abrasel, Abav e ABIH tem sido surpreendente.
Promoções – Em paralelo à terceira edição do Salão Baiano de Turismo acontecem o Fórum Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, a Expo Hotel ABIH – BA, a Expo Alimentos & Bebidas Abrasel-BA e a Feira de Turismo da Abav-BA, que vai contar com o feirão de ofertas de pacotes de viagem para o público final e desconto de até 30%.
Estandes das zonas turísticas, 16 balcões com atrativos dos segmentos turísticos, manifestações culturais, núcleo do conhecimento, exposição e venda de artesanato, sala de imprensa e um espaço para rodada de negócios, com a presença de 30 das principais operadoras do Brasil, eis um resumo do que será o 3º Salão Baiano de Turismo:
Estandes das zonas turísticas – Exposição dos atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia: Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento, Costa das Baleias, Caminhos do Jiquiriçá, Chapada Diamantina, Lagos e Cânions do São Francisco, Vale do São Francisco, Caminhos do Sertão, Caminhos do Sudoeste e Caminhos do Oeste.
Balcões dos segmentos – Na área institucional, 16 balcões irão expor segmentos e os principais produtos turísticos na Bahia. A Bahiatursa prioriza ações em novos segmentos e em novos produtos, como o turismo religioso.
Rodada de negócios – Realizada em parceria com o Sebrae. Os principais operadores e agentes de viagem conhecerão os atrativos e equipamentos do turismo no Estado. Espaço para 30 operadoras com interação comercial. Nos dias 9 e 10 acontece uma feira com venda direta para o público final de pacotes com descontos.
Expo artesanato – Os artesãos comercializarão artigos que representam a riqueza do Estado. O público terá acesso a produtos diversificados distribuídos nos 18 estandes. Dentre os materiais, destacam-se as peças que utilizam técnicas em cerâmica, renda, tecelagem, madeira, mosaico e cabaça. A prioridade é que os produtos comercializados possuam uma relação de identidade com o destino Bahia.
Núcleo do Conhecimento – Um ambiente para aprendizado e debate de temas ligados ao turismo destinado à realização de palestras, cursos, workshops e mesas-redondas, com temas como Acessibilidade e Turismo, Novas Tendências do Turismo, Gestão de Restaurantes e Evento Gerador de Fluxo Turístico. Uma das atividades será a oficina do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-BA).