Em pesquisa, Balneário Camboriú CVB mostra queda no setor
Entidade responsável pela promoção e pela atração de novos eventos para o destino, o Balneário Camboriú CVB (Convention & Visitors Bureau) realizou um levantamento sobre a performance de serviços turístico e de hospedagem durante a última alta temporada (Verão 2013/2014) e mostrou os problemas que acarretaram no mal resultado frente ao período idêntico da temporada anterior. Contando com a participação de empresas afiliadas, o material da entidade revelou que as constantes quedas de energia – que chegaram a atingir 81% das empresas afiliadas – foram o principal motivo de queixas.
Outro percalço que ganhou notoriedade dentro do relatório foi a falta de água, que afetou 48% dos afiliados. Com o cenário de escassez no abastecimento, os hotéis e o setor gastronômico foram diretamente afetados e tiveram que fazer investimentos de emergência em caminhões pipas (55% dos entrevistados) ou até fechar o estabelecimento durante o período (52% dos pesquisados).
O rendimento ou lucro no período foi outro motivador de reclamações. Conforme informações de empresas participantes, a última temporada teve desempenho 48% inferior aos dividendos arrecadados no mesmo período do ano passado. Outros 28% dizem ter tido performance superior e 19% garantem ter sido o mesmo; 5% dos entrevistados preferiram não responder esta questão.
Sobre os resultados, Margot Rosenbrock Libório, presidente do Convention, ressaltou que o resultado refletiu a dificuldade que o empresariado teve no final do ano.
Os empresários que responderam a pesquisa atuam em ramos diversificados: 52% deles em restaurantes, 29% em hotéis, 14% em outros e 5% agências de viagens.
[Por Hôtelier News, 08/04/2014]