Braztoa Comemora 25 anos em evento realizado para todo o trade
[Por Jornal de Turismo, 24/02/2014]
Aconteceu neste sábado, dia 22, no WTC Hotel, localizado na Avenida das Nações Unidas, A convenção 25 Anos Braztoa.
O evento foi acolhido pelo Salão Vivaldi, reunindo associados de todo o Brasil. Na ocasião, foi realizado o lançamento do novo logotipo da entidade, que renova sua identidade visual.
Na noite de sexta feira (21), foi realizada uma grande festa de abertura às comemorações. No sábado, foi dada continuidade aos eventos, com um dia de palestras e encontros sobre o mercado turístico, tecnologia e comunicação, além de uma visita à Arena Corinthians no domingo (23), estádio que abre a Copa do Mundo.
A cerimônia de Abertura foi realizada às 9H, com uma palestra de Marco Ferran presidente da Braztoa.
Em 2012, segundo dados do último Anuário Braztoa, as operadoras de turismo associadas à entidade – que representam estimados 58% dos pacotes turísticos comercializados no país – transportam 5,7 milhões de passageiros, número que seria suficiente para lotar mais de de 10 vezes, ao mesmo tempo, todos os 12 estádios da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A Braztoa Congrega ainda representantes e fornecedores de serviços turísticos.
Em 1989, quando um grupo de operadores especializados em viagens internacionais resolveu criar a entidade, o mercado turístico brasileiro ainda era muito pequeno e focado em apenas duas grandes temporadas de férias (janeiro e julho).
“Os operadores se conheciam, mas não conseguiam fazer ações conjuntas e divulgar os produtos com antecipação suficiente para vender aos agentes de viagem” explica Eduardo Nascimento, fundados da Nascimento Turismo e primeiro presidente da entidade, entre 1989 e 1993.
Para suprir esta necessidade, a Braztoa realizou seu primeiro ECB – Encontro Comercial em 1990 “Íamos às feiras nacionais e sabíamos que poderíamos fazer igual”, explica Eduardo.
Curiosamente, o ECB – que chega a sua 41ª edição em março de 2014 – aconteceu um dia após a divulgação do Plano Collor.
Nessas últimas duas décadas, o mercado passou por mudanças radicais. A força da internet e o crescimento da classe média aumentaram o número de consumidores dos serviços turísticos e exigiram muitos investimentos das operadoras em tecnologia e treinamento.
“As operadoras e agências de viagem podem crescer muito nos próximos anos, pois viajar está cada vez mais acessível. O Brasil tem milhões de consumidores em potencial que precisam de um serviço completo de consultoria que garanta uma experiência de viagem personalizada, com segurança e toda a assistência que apenas um profissional qualificado pode oferecer”, declarou ele.
Em seguida, às 9h15, o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, palestrou dando um parecer geral a respeito do mercado turístico do Brasil.
Paulo Sergio Kakinoff
Em seguida, às 10h, o Vice-Presidente da TAP Europe, Luiz da Gama Mór, falou sobre o mercado de linhas aéreas, sendo seguido por Sérgio Karkinoff, que concedeu uma palestra a respeito da Gol Linhas aéreas.
às 11h45 os participantes da comemoração assistiram a um discurso de Murilo Costa, Diretor Comerciak da Microsoft Dynamics, às 14h50, após uma pausa para almoço concedido pelos organizadores do evento, o especialista em Inovação e Colaboração Organizacional, Carlos Nepomuceno, encerrou o evento.
A Convenção 25 anos Braztoa Conta com o patrocínio da Argentina, Brasil, Total Receptivos, Ifaseg, Grupo QBE, Pernambuco, Sheratom São Paulo WTC e TAP Portugal, com apoio da Gol Linhas Aéreas e Travel Ace Assistance.