ABRACORP anuncia share nos mercados de viagens e de business travel.

[Business Travel Magazine, 03/04/2012]
Na semana passada, ao divulgar seus resultados de 2011, a ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas divulgou alguns indicadores, como o movimento consolidado do mercado nacional de Turismo (aéreo, hotéis e locação de veículos) em 2011, que definiu como sendo de R$ 43,3 bilhões, definindo a fonte desse número como sendo “do Ministério do Turismo”, e o volume de negócios do mercado das viagens corporativas. Neste último, foi considerado o volume definido pelo IEVC – Indicador Econômico das Viagens Corporativas (veja Hot News de 07.02.12), de R$ 25,1 bilhões.
Considerando esses totais, a ABRACORP informou que:
· A participação do corporativo no mercado nacional de Turismo é de 58,10% (e o peso do segmento de lazer é de 41,90%);
· A participação da ABRACORP no segmento corporativo é de 36,94%.
Entretanto, alertamos a ABRACORP que esses números não estavam corretos, informamos as diferenças e aguardamos uma correção. Como ela não veio até agora, informamos:
· A participação correta da entidade no segmento corporativo é de 40,58% – ou de 37,05% se consideradas apenas as vendas de aéreo, hotéis e locações de veículos. Outras agências e players e vendas diretas correspondem, portanto, a 59,42% das vendas de viagens de negócios nacionais (e não a 63,16%).
· Aceitando o valor informado pela ABRACORP como premissa correta(1) de movimento total do mercado de Turismo (R$ 43,3 bilhões), a participação do segmento de viagens no mercado brasileiro de viagens e turismo é de 57,97% (e não 58,10%) e o peso do segmento de lazer é de 42,03% (e não 41,90%).
N.R.: (1) a fonte considerada (MTur) não foi encontrada para confirmação em nenhum release ou no website do Ministério. O MTur também é citado como fonte do WTTC, que em recente estudo sobre o Brasil (veja Hot News de 12.03.12) concluiu que em 2011 o segmento de lazer movimentou R$ 107,4 bilhões (81,6% do mercado), contra apenas R$ 24,1 bilhões do segmento corporativo (18,3% do total do impacto direto de R$ 131,5 bilhões).

1 thought on “ABRACORP anuncia share nos mercados de viagens e de business travel.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *