Cuiabá pode sediar evento internacional em 2013

[Por Sebrae, 31/05/2012]
A capital mato-grossense poderá ser a sede Conferência Internacional de Saúde Quântica, em 2013. A primeira edição do evento ocorreu em Gramado (RS), no final de abril, e reuniu mais de 1,5 mil participantes. Os organizadores estiveram em Cuiabá durante a semana para conhecer o Centro de Eventos do Pantanal e avaliar a estrutura da cidade para receber a conferência. O contato inicial foi feito pelo superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, durante sua participação na conferência.
Segundo Diego Azambuja, um dos organizadores da conferência, Cuiabá tem grandes chances de receber a conferência por ter mais coerência com a proposta do evento. “Não queremos ir para grandes metrópoles e Cuiabá ainda é uma cidade tranquila”, diz. Ele lembra ainda a proximidade com a Chapada dos Guimarães e o fato da localidade estar no Centro Geodésico da América Latina. “Existe toda uma questão energética muito positiva, sem falar do meio ambiente”, destaca.
O organizador afirma que a edição de 2013 da conferência, voltada a profissionais da área da saúde e bem estar, tecnologia de diagnóstico, será ampliada com a inserção de temas como agroecologia, produção de orgânicos e alimentação viva para reforçar seu conceito de sustentabilidade.
Para Azambuja, a estrutura do Centro de Eventos do Pantanal, a facilidade de acesso, as boas condições de deslocamento de Cuiabá, os preços compatíveis e a proximidade da hospedagem são pontos que também contam a favor da candidatura de Cuiabá à sede do evento.
Este é uma das muitas programações que estão sendo captadas pela equipe do Sebrae em Mato Grosso, em parceria com o Pantanal Convention & Visitors Bureau. Até novembro desse ano, já estão agendadas dez ações para atrair eventos dos mais variados tipos, com previsão de público de 600 a 3 mil pessoas. Para 2013, já está previsto o 57º Congresso Brasileiro de Cerâmica. Para o ano seguinte, o XVII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (Conem) e a XII Conferência Anpei de Inovação e Tecnologia. Já em 2020, a cidade deve sediar o Congresso Brasileiro de Anestesiologia.
Segundo Cely Coelho, técnica em captação de eventos do Sebrae no estado, esse trabalho é da maior importância para o incremento da economia local. Entre os 27 principais eventos de 2011, oito foram captados pela equipe. Juntos, eles atraíram para Cuiabá mais de 7,1 mil participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *