País tem novo destino com certificação ambiental

[Por MTur, 06/11/2013]
O Brasil tem novos destinos certificados pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), um programa internacional conduzido por ONG que já certificou mais de 3,8 mil praias e marinas em 46 países.
O centro de lazer Marinas Nacionais, no Guarujá (SP), recebe pela primeira vez a Bandeira Azul, no dia 23 de novembro. A certificação, mundialmente reconhecida como sinônimo de preservação de costas marinhas, é concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE), formada por organizações não governamentais de 46 países.
A Prainha, na cidade do Rio de Janeiro, e a Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ), tiveram seus certificados renovados. As cerimônias de hasteamento das bandeiras serão nos dias 9 de novembro, na Prainha, e 10 de novembro, na Marina Costabella.
A bandeira azul é a mais alta certificação para praias e marinas de todo o mundo. Com a certificação, além de conquistar visibilidade internacional no setor ambiental, o destino agrega atributos que o diferenciam no mercado de viagens.
Em 25 anos, a certificação foi concedida a 111 praias e 28 marinas do Hemisfério Sul que se somadas às do Hemisfério Norte totalizam 3850 bandeiras distribuídas em 48 países.
O júri do programa é formado por instituições brasileiras e internacionais. No Brasil, o Ministério do Turismo (MTur) é um dos principais integrantes. As praias e marinas inscritas no programa se comprometem com o cumprimento de ações voltadas para a educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental.
O MTur desenvolve uma série de ações voltadas para a educação ambiental e melhoria da infraestrutura nas praias brasileiras. Entre elas, destacam-se obras de despoluição das praias, de saneamento, acessibilidade, melhoria da infraestrutura das barracas de praia e sinalização.
“Turismo, meio ambiente e sustentabilidade andam juntos. Precisamos estimular o consumo consciente de nossos visitantes, queremos aprofundar os nossos esforços para ampliar os ganhos para o Brasil e o mundo”, defende o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Outra ação do MTur é o Passaporte Verde, uma campanha de estímulo à adoção de práticas sustentáveis no turismo. Materiais informativos que estimulam o turista a reconhecer seu papel como agente de contribuição para a conservação do meio ambiente são distribuídos em áreas turísticas. O programa busca um relacionamento saudável com a natureza, as comunidades e a cultura dos destinos turísticos visitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *