FBHA lança projeto para potencializar turismo na Região Norte

[Por Revista Hotéis, 25/11/2013]
Com o propósito de potencializar o crescimento do turismo no estado do Pará e Região, a FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação lança o projeto “Encontro – Excelência na qualidade e serviços para os segmentos de hospedagem e gastronomia”. O evento acontece no dia 28 de novembro na capital Belém em dois locais, na Fecomércio e no Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará.
De acordo com o MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, o Pará tem 673 estabelecimentos de hospedagem – são hotéis, pousadas, albergues, resorts, spas, pensões e motéis que empregam formalmente 8 mil pessoas. O setor de alimentação fora do lar reúne 1.550 bares, restaurantes e similares, onde trabalham 15 mil pessoas com carteira assinada. Os dois setores têm grande potencial para o emprego.
Única federação com representatividade legal em âmbito nacional nos setores de hospedagem e alimentação fora do lar, a FBHA promove durante o ‘Encontro’ palestras e discussões sobre gestão de negócios, qualificação dos estabelecimentos, políticas dos setores e representatividade da Federação junto aos poderes públicos federais.
A primeira fase do evento, na Fecomércio, será aberta com um talk show de Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA, seguido da palestra ‘Liderança de atitude: formação de profissionais de alta performace – hotelaria e gastronomia’, de Surama Jurdi. A consultora empresarial abordará os temas estratégias de gestão de negócios, treinamento, motivação e retenção de profissionais e qualificação de serviços e produtos. A consultora também mostrará cases vitoriosos de grandes companhias que melhoraram o desempenho financeiro a partir da aplicação de novas metodologias de gestão e trabalho.
No Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará acontecerá a segunda fase do ‘Encontro’. O presidente da FBHA também abrirá a programação da tarde, que terá ainda cinco palestras técnicas: ‘Qualificação profissional em turismo, hospitalidade e lazer’, com Suzana Claudia Moreira Corrêa, técnica em Educação do Senac Pará; ‘Desafios dos segmentos de hotelaria e gastronomia no Congresso Nacional’, com Cléria Santos, assessora parlamentar da FBHA; ‘Segurança alimentar e manipulação de alimentos’, com Amanda Talita, instrutora do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Senac Pará; ‘Sistema CNC e Turismo’, com Márcia Alves, da CNC; e ‘Eficiência energética na hotelaria’, com Ricardo Bezamat, consultor de eficiência energética.
Nessa última palestra será apresentado o Programa de eficiência energética da FBHA, que reduz em torno de 30% os custos do setor hoteleiro com energia elétrica, água e gás. Em média, os gastos com energia elétrica representam 15% da planilha de despesas, atrás apenas dos custos com mão de obra, de 20% a 25%.