SÃO PAULO é recordista do turismo em 2011

[Por Brasilturis, 01/02/2012]
A cidade metrópole que acabou de completar 458 anos, tem bons motivos para continuar comemorando resultados do seu turismo, atividade que cresce nos mais variados segmentos. O balanço da atividade turística na cidade em 2011, divulgado nesta quarta (1) pela SPTuris, mostra que a ocupação dos hotéis e a arrecadação de ISS com o turismo estabeleceram novos recordes, desde teve inicio a medição, há sete anos.
Computados pelo Observatório do Turismo – núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris -, o relatório de 2011 mostra que a ocupação dos hotéis paulistanos no ano passado teve média, de 69,29% e chegou a mais de 75% em alguns meses. Isto representou um aumento de 1,41% (ou cerca de 1 ponto percentual) em comparação a 2010 e de 18% (ou 10,56 pontos percentuais) em relação a 2005, quando o índice começou a ser analisado.
A arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) com o grupo 13 que considera o consumo de pacotes, hospedagem e eventos chegou a R$ 199,6 milhões, um aumento de R$ 40,9 milhões – ou 25,77% – em relação ao ano anterior e de nada menos que 129,77% comparado a 2005.
Principal destino de ingresso de turistas – mais de 12 milhões de visitantes anuais – São Paulo deverá ter este período de crescimento em continuidade pelos próximos anos, como salienta o presidente da SP Turis, Marcelo Rehder, “A cidade tem sido exemplo em várias iniciativas para atrair turistas e na busca pela melhoria no atendimento aos visitantes. Com a ajuda do setor privado, esses índices devem continuar em crescimento contínuo.”
De acordo com Rehder, a capital inovou também na promoção. Lançou recentemente a Marca São Paulo, o aplicativo para smartphones e tablets, SP Mobile, e o São Paulo Best Week, programa que, em todos os feriados prolongados, terá promoções e descontos em hotéis, restaurantes e serviços.
No perfil do turista que vem a São Paulo, os visitantes são homens em sua maioria (64,9%) e brasileiros (82,4%), principalmente do Interior e Litoral do Estado, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre. Os estrangeiros representam 17,6% e vêm principalmente dos Estados Unidos, Argentina, Japão, Alemanha, Espanha.
A principal motivação continua sendo Negócios (45%), Eventos (24,4%) e Lazer (12,2%) e observa-se um forte aumento motivado por Estudos, setor que em 2011 representou 6,7% dos visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *