As lições do Nordeste para o turismo brasileiro
[Por MTur, 21/11/2013]
O Nordeste é a região brasileira que mais se beneficia do turismo no país. As atividades relacionadas ao turismo representam 9,8% do PIB da região, o que representa um faturamento de R$ 42,7 milhões por ano, de acordo com um estudo do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
“O Nordeste tem muito a oferecer ao turista. A receptividade do povo associada às opções de lazer tornam a região muito atraente”, diz Vinicius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo. Olinda, São Luís e o Pelourinho (Salvador) estão entre os grandes atrativos culturais da região, considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
O Ceará se destaca pela rede hoteleira variada e destinos turísticos bem estruturados, como Fortaleza; Pernambuco oferece ao turista um dos paraísos naturais mais desejados pelos viajantes, o arquipélago de Fernando de Noronha, além das belas praias de Porto de Galinhas. Já a Bahia tem dois destinos turísticos entre os mais desejados do país: Porto Seguro e Salvador.
Ceará, Pernambuco e Bahia são respectivamente os estados nordestinos que mais receberam recursos do MTur para obras de infraestrutura turística: R$ 710 milhões, R$ 395 milhões e R$ 346 milhões. Se depender dos viajantes brasileiros, o Nordeste vai continuar em evidência na alta temporada que segue. A região é a preferida de 46,9% dos consumidores que manifestaram intenção de viajar, de acordo com a pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, feita pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. A Sondagem foi feita em outubro e mediu a intenção de viagem pelos próximos seis meses.
O público mais velho também elegeu o Nordeste como principal destino. As praias de Natal (RN) e Fortaleza (CE) estão entre as preferidas dos idosos que viajaram por meio de um programa de descontos e vantagens em pacotes de viagem, o Viaja Mais Melhor Idade. O programa é destinado a idosos, aposentados e pensionistas. A primeira etapa do programa foi lançada em 2007 e vendeu 599 mil pacotes até 2010, boa parte deles para o Nordeste.