A importância dos eventos na cadeia de distribuição

[Artigo de Marco Antonio Chiquie, Vice-presidente da Abradisti (Associação Brasileira de Distribuidores de TI) – Revista Eventos, 08/11/2013]
E cabe ao vendedor conhecer, entender e absorver as informações de cada novo produto para poder repassar ao cliente.
No entanto, com o elevado número de novas tecnologias, muitas acabam escapando aos olhos do vendedor. Ele não consegue notar todos os itens disponíveis, falta tempo para estudar, conhecer as novidades de cada fabricante e adicionar valor, mais conteúdo, informação à sua consultoria junto ao cliente.
Para esse vendedor, é fundamental apontar quais os produtos top do momento; apresentar as tecnologias que não aparecem tanto no produto, mas compõem perfeitamente o portfólio da distribuidora; e mostrar os caminhos a serem estudados para se diferenciar frente ao varejo.
E é exatamente aí que entram os eventos de distribuição, os roadshow. Representam um espaço para reunir fabricantes, revendas e especialistas e criar um ambiente propício à interação e conhecimento. Onde as novidades são apresentadas e as dúvidas esclarecidas.
Para os organizadores, é gratificante ouvir depoimento de que o roadshow é muito importante: “Traz conhecimento, mostra os principais produtos, cria relacionamento e é fundamental para nós, da revenda, estar sempre à frente. Sem esses eventos não poderíamos nos atualizar e tentar competir com o varejo”.
E não são apenas os produtos que ganham destaque nesses eventos. Temas como técnica de vendas, tributos, motivação pessoal, oportunidades, questões macroeconômicas dentre outros assuntos são debatidos.
A participação de uma celebridade, um formador de opinião, também gera excelentes resultados. “A presença de Paulo Henrique Amorim nos trouxe uma grande luz sobre o momento econômico do Brasil, e mostrou que somos a bola da vez sim, estamos e podemos utilizar isso para vender mais”, comentou um dos vendedores em um evento realizado este ano.
Outro ponto importante que os Roadshows propiciam é o networking. Esses encontros são responsáveis por reunir as principais revendas da região, sejam grandes, médias ou pequenas, é possível conhecer seus concorrentes e até mesmo selar parcerias. É também o momento para conhecer os executivos das empresas fabricantes. E, por fim, há também a aproximação dos executivos das distribuidoras junto ao vendedor, que é essencial para criar facilidades na hora da compra.
Os eventos são fundamentais para apresentar produtos e tendências. São pontos essenciais para a revenda que, junto à cadeia de distribuição, deseja lutar por um lugar ao sol e se destacar frente ao varejo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *