Copa do Mundo aquece setor de turismo

[Por Brasília Em Dia, 11/10/2013]
Os turistas que visitarão Brasília durante a Copa do Mundo da FIFA 2014 terão à disposição um número maior de empresas de turismo credenciadas para agendar passeios pela cidade e regiões próximas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, nos meses de agosto e setembro de 2013, o setor apresentou crescimento de 125,6% no número de empresas regularizadas, passando de 82 para 185. São guias, agências de viagens e operadores, que oferecerão mais segurança aos turistas, ao fechar contratos.
Ao todo, 600 mil visitantes desembarcarão na cidade para o Mundial de 2014, sendo 400 mil brasileiros e 200 mil estrangeiros, segundo estimativa da Fundação Getúlio Vargas. O aquecimento do setor foi favorecido pelas novas regras adotadas pelo Ministério do Turismo em julho – que dispensam apresentação de alvará de funcionamento aos prestadores de serviços turísticos. A mudança resultou em aumento no número de agências credenciadas pelo sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do setor do Turismo (Cadastur).
O novo texto permite que os microempreendedores individuais façam parte do cadastro de prestadores de serviço em qualquer atividade. Ao mesmo tempo, garante ao consumidor um guia de consulta para identificar os prestadores formalizados em Brasília e no Brasil. No sistema de registros constam guias de turismo e empresas do setor, tais como agências de viagens, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, entre outros. Os dados dos avanços no DF são da Diretoria de Cadastramento da Secretaria de Turismo local.
Os avanços ocorrem não apenas no setor privado. No último mês, o Centro de Atendimento ao Turista do Aeroporto Internacional de Brasília recebeu o prêmio “Boa Viagem” em reconhecimento pelo bom atendimento ao turista no local. A premiação foi resultado de pesquisa realizada pela internet durante a Copa das Confederações, quando a cidade recebeu o jogo de abertura. O levantamento foi realizado por pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). A maioria dos 19.816 entrevistados elegeu Brasília como destaque.
Há sete Centros de Atendimento ao Turista (CAT’s), responsáveis pelo serviço de informação aos visitantes de Brasília, onde são recepcionados em até oito idiomas, incluindo libras, e recebem materiais promocionais da cidade, além de informações sobre localização, deslocamento, transporte, hospedagem, passeios e outros aspectos de visitações turística da cidade. Os CAT’s estão localizados no Aeroporto Internacional de Brasília, na Rodoviária Interestadual, na Praça dos Três Poderes, nos Setores Hoteleiro Sul e Norte (três unidades) e na Torre de TV Digital. O da Torre de TV, no centro de Brasília, está temporariamente fechado para a realização de obras no local. A partir desta semana, os CAT’s funcionam em novos horários: das 8h às 12h e das 14h às 18h.