Copa 2014: Brasil preparado para receber 203 nações
[Por Aquarela 2020, 10/10/2013]
A primeira fase de venda de ingressos para a Copa do Mundo 2014 terminou às 7h desta quarta-feira (10) com quase 6,2 milhões de pedidos. Mais de dois milhões de ingressos foram solicitados por estrangeiros que querem vir ao Brasil acompanhar de perto a sua seleção. Ao todo, torcedores de 203 nações fizeram inscrições. O maior número de estrangeiros é dos Estados Unidos (374.065), seguido por Argentina (266.937), Alemanha (134.899), Chile (102.288), Inglaterra (96.780), Austrália (88.082), Japão (69.806), Colômbia (55.379) e Canadá (49.968).
“O Brasil está preparado para receber cada um dos estrangeiros que vierem a nosso país, com ou sem ingresso, tanto para assistir aos jogos, como para curtir o clima da Copa e as fan fests”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino, em referência à exibição pública de jogos que será feita em telões em grandes áreas públicas. “Aguardamos 600 mil estrangeiros e estamos certo que o Brasil poderá atendê-los com qualidade”.
Os Estados Unidos, país que mais reservou ingressos depois do Brasil, são, atualmente, o 2º maior emissor de turistas ao Brasil. A seleção norte-americana de futebol já está classificada para a Copa 2014. “Estamos realizando, exatamente hoje, um evento específico de promoção do Brasil nos Estados Unidos, que é o Goal to Brasil em Los Angeles”, afirmou Dino. A série de eventos Goal to Brasil, idealizada pela Embratur e premiada internacionalmente, reúne operadores de turismo para uma imersão em informações sobre nosso país, seguida de uma rodada de negócios com empresários brasileiros. Ao final do dia, há uma apresentação cultural brasileira, além da oferta de quitutes brasileiros.
A Argentina é o país que mais envia turistas para o Brasil – mais de 1 milhão por ano – e foi o segundo que mais reservou ingressos. O país mantém aumento do fluxo de turistas para o Brasil e é uma das principais apostas da Embratur para cumprir a meta de 7,2 milhões de estrangeiros em 2014. “Não obstante já recebermos um número massivo de argentinos, o ingresso de turistas argentinos não pára de crescer, mantendo uma curva ascendente constante nos últimos anos”, comemora Dino. “Isso é resultado de estarmos conseguindo aumentar nossa participação no mercado argentino, conquistando cada vez mais turistas e diversificando cada vez mais os destinos que são visitados por eles”.
Alemanha passou, em 2012, a ocupar o terceiro lugar no ranking de maiores emissores de turistas para o Brasil. Também na reserva de ingressos, alcançou o mesmo posto. Em novembro, a Embratur abre em Frankfurt um Escritório Brasileiro de Turismo (EBT), que irá trabalhar in loco para dar apoio à promoção turística do Brasil naquele mercado.
O resultado de reserva de ingressos para a Copa foi recorde para o evento. Segundo a Fifa, para o mesmo período, na África do Sul, haviam sido solicitados 1,3 milhão de ingressos, enquanto, no Brasil, o volume alcança os 6,2 milhões. A partir de agora, haverá um sorteio para designar quem terá direito às entradas nas partidas em que houve mais procura do que ingressos disponíveis. Em dezembro, serão sorteadas as chaves para definir onde jogam cada seleção. “A partir daí teremos como desenhar um mapa detalhado de divulgação em cada país classificado dos atrativos de cada cidade-sede e dos roteiros associados àquele destino também em outros estados”, afirma Dino.