Estados apresentam destinos turísticos na feira da Abav
[Por MTur, 05/09/2013]
Os principais destinos turísticos de estados brasileiros estão em exposição no Espaço Brasil, do Ministério do Turismo, na feira da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), a Feira das Américas. O MTur investiu R$ 5,5 milhões em 10 mil metros quadrados para promover programas oficiais do governo e, em parceria com a secretarias e órgãos de turismo, divulgar destinos de 25 estados brasileiros.
Entre os estandes, o do Amazonas se destaca por ser o anfitrião da feira. O estado traz dois ícones da festa popular dos bois Caprichoso e Garantido. A manifestação artística que ocorre em Parintins há cerca de 100 anos, divide espaço com a promoção de uma série de destinos naturais do estado.
O estande de São Paulo trouxe mais de 250 representantes de municípios paulistas para expor seus atrativos turísticos. Um bloco de rua de São Luís do Paraitinga e o Grupo Parafolclórico de Olímpia se apresentam durante a feira. O personagem Fuleco, personagem da Copa do Mundo de 2014, estará no estande para fotos.
O espaço reservado à capital paulista terá o formato de uma Central de Informação Turística. Nas laterais do estande, seis totens informam as 12 principais iniciativas da cidade para a promoção do turismo. Os totens oferecem códigos para acesso remoto (QR Codes) por celulares e tablets com informações sobre a Copa de 2014 e a Expo 2020.
Haverá também a distribuição de etiquetas de bagagem e apresentação de vídeo sobre as estâncias do estado. São Paulo fará sorteio de estadias em hotéis e brindes entre os visitantes. O presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, afirma que o objetivo é estimular profissionais e turistas a experimentarem a capital paulista.
A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro vai proporcionar a experiência visual de uma viagem pelo interior do estado em seu estande na Feira das Américas, a Abav 2013. A área de 350 metros quadrados contará com cenários especiais (cicloramas) para que os visitantes possam tirar fotos com sensação de estarem presentes em seus principais destinos turísticos, naturais, culturais, históricos, ecológicos e religiosos.
O estande de Minas Gerais, montado em parceria com as prefeituras de Belo Horizonte e de Ouro Preto, vai divulgar os roteiros e produtos turísticos e levará ao público a tradicional gastronomia mineira. Haverá degustação de comidas típicas como pão de queijo, cachaça, doces, queijos, cafés e cervejas artesanais.