Em alta, turismo de eventos deve levar 151 mil turistas a F1 em São Paulo
[Por Mercado & Eventos, 28/08/2013]
Considerado como o 7º país que mais sedia eventos internacionais no mundo segundo a ICCA (International Congress & Convention Association), o Brasil recebe um maior número de turistas nas datas de realização de grandes eventos, especialmente na cidade de São Paulo, com 77 eventos, e no Rio de Janeiro, com 83 eventos, segundo dados da pesquisa realizada em 2012. Anualmente, o país realiza um total de 90 mil eventos e, só no ano passado, elevou o número de eventos internacionais de 304 para 360.
Segundo dados do SPCVB – São Paulo Convention & Visitors Bureau, só na capital paulista os eventos de negócios geram ao ano cerca de R$ 10,4 bilhões, considerando investimentos como viagens, hospedagens e transportes. O gasto médio diário de turistas internacionais é de R$ 432,00, enquanto o de turistas brasileiros é de aproximadamente R$ 570,00. Com o setor aquecido, os mega eventos são um dos principais motivos do crescimento da hospedagem em hotéis da capital. Neste mercado em potencial, a Fórmula 1, que apresenta a sua 42ª edição no próximo mês de novembro, chega a trazer aproximadamente 150 mil turistas a São Paulo em um único final de semana.
“Em eventos grandes, como a F1 recebemos até 50% a mais do que recebemos em um final de semana normal e a hospedagem de turistas estrangeiros aumenta consideravelmente. Notamos que o turista quer se sentir muito bem recepcionado em eventos como este e isto já faz parte da filosofia do Radisson”, conta Leandra Gallo, Gerente geral do hotel.