Bahia recebe evento do Programa de Qualidade ABEOC Brasil e Sebrae

Com o objetivo de qualificar o mercado de eventos através de capacitação e certificação, foi lançado em Salvador na terça-feira (09/07), no hotel Sol Bahia, o Programa de Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos, uma iniciativa da ABEOC Brasil em convênio com o Sebrae. O evento contou com a presença de lideranças do setor como Paulo Gaudenzi, consultor que é referência nacional em turismo.

O ex-secretário de turismo da Bahia manifestou seu apoio ao Programa de Qualidade ABEOC Brasil. Gaudenzi destacou que acredita na certificação como uma ferramenta importante para a qualificação dos serviços turísticos. Também presente no evento, a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires, ressalta que além de uma grande melhoria no desempenho da empresa, a capacitação através do Programa de Qualidade e todo o processo de obtenção do Selo de Qualidade ABEOC Brasil “é uma referência para os contratantes que buscam excelência nos serviços”.
A implementação do Programa será feita em dois módulos, sendo que a primeira etapa inclui diagnóstico empresarial, palestras, oficinas de capacitação e consultoria direta nas empresas participantes. “O segundo momento é de certificação, quando acontece uma auditoria nas empresas participantes até a emissão do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, caso seja atingido o desempenho necessário”, explica Cinara Cardoso, diretora da ABEOC Brasil – Bahia e coordenadora estadual do Programa.
Os requisitos técnicos para obtenção do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL se baseiam no sistema de gestão da qualidade segundo as exigências das normas da série ISO 9000, e também em evidências comprováveis da prática dos fundamentos de qualidade, seguindo os critérios de excelência em gestão do Prêmio MPE Brasil, uma parceria do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). “O público final é quem tem a ganhar com empresas modernas e voltadas para a qualidade e excelência do seu serviço”, afirma Sérgio Aráujo, presidente da ABEOC Brasil – Bahia.
As inscrições para o Programa de Qualidade ABEOC BRASIL já estão abertas através do site www.abeoc.org.br/qualidade. As atividades de capacitação se encerram em junho de 2014, quando inicia a etapa de auditorias nas empresas visando a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, com conclusão em dezembro de 2014.
O Programa é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE, com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

[Republicado por Revista Eventos, 15/07/2013; Promoview, 16/07/2013]