WTM realizada pela primeira vez no Brasil
Uma das maiores feiras de turismo do mundo teve pela primeira vez sua versão latino americana, esta semana, em São Paulo. A WTM (World Travel Marketing) Latin America foi realizada entre os dias 23 e 25 de abril, e contou com o apoio e a participação da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC BRASIL, que divulgou para os participantes o Programa de Qualidade ABEOC BRASIL – Qualificação em Gestão e Certificação de Empresas de Eventos.
É a primeira vez que a WTM sai de Londres para ser realizada no Brasil. A escolha da capital paulista para realização da edição da feira no continente latino americano comprova a capacidade do Brasil para realizar eventos internacionais. Em 2012, o país sediou cerca de 350 eventos internacionais, o que representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. “Com a edição da WTM Latin America em São Paulo, consolidamos essa tendência e também a experiência brasileira na realização de grandes eventos”, diz Dino.
Eventos e Certificação
Um dos destaques da programação do WTM foi a mesa redonda promovida pela Organização Mundial de Turismo (OMT). O painel reuniu autoridades públicas e representantes de entidades privadas do mercado de viagens. O presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, reforçou a necessidade de se investir na captação de eventos como forma de atrair turistas para o país e defendeu a redução da carta tributária do setor aéreo. Para ele, a implementação de multidestinos deve considerar aspectos econômicos além dos culturais.
Presentes também ao debate os presidentes do Fórum dos Operadores Hoteleiros (FOHB), Roberto Rotter, e da Braztoa, Marcos Ferraz, também defenderam a extinção do visto para estrangeiros. “Se flexibilizar o visto com a introdução do visto eletrônico teremos um grande avanço”, constatou Ferraz.
A secretária-executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires, disse que a implementação de multidestinos e promoção conjunta com países vizinho pressupõe “enfrentamento de barreiras, vistos, taxas e burocracia”.
Outro destaque da programação foi o seminário sobre a importância da certificação para a criação de um turismo sustentável. A palestrante Ana Carina Gois Homa, da BRAZTOA, apresentou o programa Braztoa de sustentabilidade, abrangendo a sustentabilidade em seus três níveis: Econômico, Social e Ambiental. O objetivo do programa é levar todos os elos do turismo (fornecedores, clientes, receptivo, destinos) a trabalharem práticas sustentáveis, e assim aumentar a competitividade e promover a melhoria da qualidade no setor.
WTM Latin America e o 39º Encontro Comercial Braztoa
Simultaneamente a WTM Latin America aconteceu o 39º Encontro Comercial Braztoa, a parceria entre os operadores e os demais profissionais de turismo de todo o país e do exterior e intensificar o segmentos de lazer, MICE e Corporativo no país.
(Com informações da Embratur e Ministério do Turismo)