Cases do Programa de Qualidade ABEOC Brasil: Dupla Produções

Apesar do pequeno porte da empresa e do clima familiar entre a equipe, a Dupla Produções encarou com grandeza o Programa de Qualidade ABEOC Brasil, em parceria com o Sebrae, participando com muito ânimo e determinação de todos os processos em busca da conquista do Selo de Qualidade. Confiante no potencial do empreendimento, a Dupla Produções se posiciona de forma segura e otimista em relação às oportunidades de superação, independentemente do tamanho do desafio.

Diretor Jarbas Pires, gerente Francesca Zorzanelli (segunda da direita) e equipe.

Há nove anos no mercado capixaba, sediada em Vitória, a Dupla Produções realiza eventos de pequeno, médio e grande porte em todo o estado do Espírito Santo. O engajamento da equipe no Programa de Qualidade proporcionou significativas mudanças na empresa. O planejamento estratégico foi reformulado, a identidade visual modernizada, a equipe se tornou mais unificada e comprometida, além do notável crescimento de credibilidade no mercado e incremento no faturamento mensal. “Entramos no projeto com a intenção de melhorarmos nossa empresa de maneira intensa, verdadeira e permanente”, pontua o diretor Jarbas Pires.
A direção da Dupla Produções atribui aos consultores da ABEOC Brasil o sucesso dos resultados conquistados a partir da capacitação. O diretor Jarbas Pires considera que “o talento e eficiência da equipe de mediadores são as principais fontes de motivação para que as empresas se comprometam com o Programa”.
Análise do plano estratégico com o consultor.

Para começar, a empresa investiu na contratação de um consultor externo para a reformulação do Planejamento Estratégico. Toda a equipe pode participar das discussões de análise do plano e colaborar com outras propostas. A partir disto, novas metas e objetivos foram determinados, o fluxograma foi definido com precisão e a perspectiva de toda a equipe em relação ao mercado em que atuam ampliou significativamente.
A iniciativa de reunir todos os seis colaboradores para a tomada de decisões importantes foi tão bem sucedida, que, desde então, são realizadas reuniões semanais para aprimorar a comunicação interna e o gerenciamento de funcionários. “Esta atenção à gestão de pessoas tornou nossa equipe ainda mais unida e determinada. Todos compreendem a importância das contribuições individuais, já que damos voz e ouvidos para todos”, explica a gerente administrativa Francesca Zorzanelli. Também foi implementado o Programa de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, no qual são definidos plano de carreira, ações de promoção de qualidade de vida, realizadas pesquisas de clima e disponibilizados cursos, palestras e visitas técnicas.
A relação com os clientes também está sendo refinada. Os serviços da Dupla Produções passaram a ser avaliados minuciosamente por meio de um processo de análise, tanto pelos clientes quanto pelos fornecedores. A partir deste procedimento é possível identificar e corrigir possíveis falhas.
Toda a identidade visual da Dupla Produções foi repaginada, o site passou por atualização e os funcionários receberam novos uniformes, material de papelaria e sinalização interna. A estrutura física também passou por reforma. O layout da empresa está mais moderno, com novos ambientes para atendimento aos clientes e uma nova sala de reuniões mais aconchegante e agradável.
Os colaboradores foram orientados sobre a separação e descarte correto de materiais recicláveis e provocados sobre a uso consciente de energia elétrica, água e papel. Desde 2005, a Dupla Produções organiza a Feira do Verde, evento de educação ambiental de maior representatividade no Espírito Santo.
Causas sociais também passaram a receber mais atenção. A empresa participou voluntariamente da organização de um evento beneficente e se associou à uma entidade que cuida de crianças com câncer, não apenas como mantenedora, mas também participando das campanhas internas de arrecadação de alimentos.

Programa de Qualidade ABEOC BRASIL e SEBRAE

A Dupla Produções é uma das mais de duzentas empresas que participam do Programa de Qualidade ABEOC Brasil – Qualificação em Gestão e Certificação de Empresas de Eventos, uma parceria com o SEBRAE nacional e apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). O Programa oferece uma série estruturada de oficinas e palestras de capacitação, além de consultoria direta para aprimoramento da gestão. O lançamento nacional foi realizado em março de 2013. Após o módulo de capacitação, o Programa também prevê a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, a partir de agosto de 2014, com auditorias da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Este case faz parte da série “Cases de Qualidade” que está apresentando exemplos de melhorias e avanços obtidos por algumas das 243 empresas de 12 Estados que participam do Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *