Secretários de Turismo das Mercocidades aprovam Carta de Porto Alegre

Foi encerrado nesta quinta-feira (11), o Encontro de Secretários de Turismo das Mercocidades. Após três dias de reuniões foi firmado o compromisso de parceria, com assinatura da Carta de Porto alegre para implantação do projeto Capitais Gaúchas – Rotas Tchê, rota turística que irá ligar Porto Alegre, Serra Gaúcha, Uruguai e Argentina em roteiros de enoturismo, cidades históricas, turismo rural, de espaços naturais, de feiras, congressos e negócios, entre outros segmentos turísticos.
O documento trata dos princípios da integração regional, a interação e a cooperação entre as cidades participantes tendo como foco o desenvolvimento regional, social e econômico sustentável através da consolidação de produtos turísticos dos países do bloco do Mercosul e sua promoção para os mercados nacionais e internacional. Entre os compromissos assumidos está também a estrutura a oferta turística local para sua integração ao projeto, buscar a adesão de novos municípios em suas regiões de abrangência e divulgar Rotas Tchê junto à iniciativa privada por meio de parcerias com empreendedores e empresários do turismo.
“Nesse encontro se conheceu o que cada cidade tem a contribuir e oferecer em atrativos e infraestrutura turística para a constituição deste grande projeto regional, que a partir de agora será levado adiante com as responsabilidades de trabalho assumida pelos municípios”, comemorou Álvaro Bertoni, subdiretor geral de Turismo de Maldonado e coordenador da UTT e presidente da Unidade Temática de Turismo (UTT), da Rede Mercocidades, realizadora do evento em parceria com a Secretaria de Turismo de Porto Alegre, subcoordenadora da UTT.
Etapas
Na nova etapa de construção do projeto novos encontros serão promovidos focalizados nos segmentos turísticos com potencial para integrar as Rotas Tchê. Segundo Bertoni, um destes encontros será de cidades históricas cujo processo de integração de municípios gaúchos, uruguaios e argentinos deverá ser iniciado por Santa Maria (RS), que junto com Montevidéu e Colonia de Sacramento, cidade uruguaia reconhecida pela Unesco como patrimônio histórico e cultural da humanidade, participou do último painel do encontro que tratou das Cidades Históricas como segmento turístico de Rotas Tchê.
[Diário do Turismo, 12/04/2013]