Embratur intensifica laços com prefeitura de SP para captar Expo 2020

[BRASILTURIS JORNAL, 09/04/2013]
Com objetivo de alinhar as estratégias para a captação da Exposição Universal em 2020, a Expo 2020, a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, compareceu na sede do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para um encontro com chefe de gabinete, Kátia Bitencourt.
O foco da reunião foi o alinhamento de ações nas quais a Embratur vai participar no processo de conquista para a realização da feira no Brasil. “Uma das principais propostas da Embratur, que inclusive já está em andamento, é colocar a Expo 2020 na pauta das atividades que participa, além de colocar a marcar em algumas peças de divulgação do Brasil. Também estamos estudando novas ideias para apoios mais diretos para a promoção da São Paulo”, explicou Kátia.
Segundo a vice-prefeita o apoio do instituto é essencial para a captação do evento. “A Embratur já está nos acompanhando desde o ano passado, quando participamos de apresentação do destino em Paris. Estamos hoje atrás de novas formas de apoio para as próximas apresentações da cidade nos eventos de candidatura que vão ocorrer durante o ano”, comentou Nádia.
A eleição da próxima sede da Expo 2020 acontecerá em novembro, em Paris, quando o Bureau International des Expositions (BIE) decidirá qual das cinco cidades têm condições de abrigar o evento. Além de São Paulo, estão na disputa Dubai (Emirados Árabes Unidos), Esmirna (Turquia), Ayuthaya (Tailândia) e Iekaterinburgo (Rússia).
O evento, que tem duração de seis meses, deverá atrair para São Paulo cerca de 30 milhões de visitantes. “A Embratur está nos apoiando desde 2011, quando lançamos a candidatura. Estamos competindo com quatro outras cidades internacionais para trazer essa feira que é o terceiro evento mais importante do mundo, depois da Copa do Mundo e das Olímpiadas. O Instituto sabe da importância da Expo 2020 para o Brasil e está apoiando São Paulo por esta razão”, lembrou o coordenador geral de relações internacionais da prefeitura de São Paulo, Luiz Francisco Toledo.
O evento deverá ser realizado no Centro de Convenções de Pirituba e ocupará uma área de mais de 5 milhões de m², distribuídos entre centro de conferências, área de exposições, shopping center, hotéis, instalações e serviços.
O tema da Expo 2020 é “Força da diversidade, harmonia para o crescimento” e pretende estimular a criação de projetos de inovação nas áreas de políticas públicas, sociais, econômicas, ambientais e de infraestrutura.