Viagens corporativas devem crescer 14,3% em 2013, diz GBTA
[Por Mercado&Eventos, 13/03/2013]
A Global Business Travel Association (GBTA) lançou seu mais recente relatório GBTA BTI™ Outlook sobre o Brasil como parte de sua série semianual. O relatório indica que os gastos totais dos brasileiros com viagens corporativas deverão crescer 14,3% em 2013, para US$34,5 bilhões. Ainda de acordo com o estudo, o fortalecimento das economias interna e global colocarão o Brasil em um caminho de forte crescimento em 2013, com o índice aumentando mais de 40 pontos.
Wellington Costa, presidente da GBTA Brasil comentou os resultados: “O Brasil tem mostrado notável resiliência econômica e vemos isto refletido nos último dados sobre viagens corporativas da GBTA. Embora os gastos com viagens de negócios tenham sido mais lentos perto do final de 2012, as taxas de crescimento, tanto para os gastos com viagens como para a economia estão agora subindo novamente. O grande desafio enfrentado pelo mercado brasileiro de viagens corporativas é se a infraestrutura de viagens e ofertas do País pode acompanhar o ritmo crescente da sua demanda”.
O estudo ainda aponta que os gastos com viagens corporativas domésticas cresceram 8,3% ao ano nos últimos 12 anos e devem crescer 12,9%, para US$27 bilhões, em 2013. Esse resultado faz com o que O Brasil, que atualmente ocupa o oitavo lugar no ranking mundial de viagens corporativas, vai ultrapassar a Itália, França e o Reino Unido, nos próximos dois anos.
“O Brasil continua a ser um brilhante destaque global quando se trata de viagens, com gastos em ambas as viagens domésticas e internacionais continuando a ver forte crescimento”, disse Diego Rodriguez, diretor de Soluções Comerciais da Visa Inc. América Latina e Caribe. “De acordo com as constatações, os viajantes a negócios brasileiros ultrapassarão os da Itália, França e o Reino Unido, nos próximos dois anos, à medida que continua o rápido crescimento e desenvolvimento econômico. Com eventos como a Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio 2016 ajudando a movimentar a ambas as viagens de negócios e de turismo, a Visa está empenhada em ajudar o Brasil a maximizar seu potencial econômico com infraestrutura de pagamento eletrônico”, disse Wellington Costa.
E completou: “Enquanto parece que a economia atual está pesando nas mentes dos viajantes, na primeira metade do ano, vimos viajantes norte-americanos e internacionais aumentando seus gastos com suas contas Visa”, disse Tad Fordyce, diretor de soluções comerciais globais da Visa Inc. “De janeiro a junho de 2012, viajantes internacionais aumentaram seus gastos de viagens com suas contas Visa em 9% nos Estados Unidos, para US$20,1 bilhões. Os viajantes dos Estados Unidos também estiveram ativos pelos primeiros seis meses, aumentando os gastos de viagem com suas contas Visa em 7%, para US$ 17 bilhões. 2012 tem a capacidade de ser o ano do viajante, se nós pudermos continuar este momento das viagens de lazer e negócios”.