Programa de Qualidade promove qualificação e certificação de empresas de eventos

Uma iniciativa inédita para aprimorar a gestão e promover a certificação de empresas do segmento de eventos foi lançada na noite desta terça-feira (26/03), em Brasília, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Programa de Qualidade ABEOC BRASIL — uma parceria da Associação Brasileira de Empresas de Eventos com o SEBRAE — vai preparar as empresas de eventos para aproveitarem as oportunidades geradas pelo crescimento e visibilidade do setor, que vive momento histórico com a realização de grandes eventos no país.

“Nosso setor é muito promissor, com grande crescimento no Brasil nos últimos anos, e um projeto como este de longo alcance e alto investimento, mostra o grau de importância do segmento de Eventos, refletida na presença de representantes de dois ministérios, Embratur, diretoria nacional e presidente do SEBRAE, Luiz Barretto, na solenidade de lançamento”, comenta a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Anita Pires. “Ficamos honradas com a credibilidade e a confiança de todos na ABEOC BRASIL”, acrescenta.
O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, destaca que é a primeira vez que o Sebrae participa de um programa voltado para a área de eventos. “Tenho certeza de que essa iniciativa irá causar impacto enorme na geração de emprego e no volume de negócios do segmento”, afirma. Segundo Barretto, o Sebrae tem o papel não só de sensibilizar os empreendedores para as oportunidades da Copa, mas para que possam sempre atuar de forma competitiva no mercado
O Programa de Qualidade ABEOC BRASIL vai investir R$ 2,4 milhões até dezembro de 2014 e tem abrangência em 12 Estados — Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Nos meses de abril e maio ocorrerão os lançamentos nos Estados e a abertura das inscrições para as empresas participantes.
A implementação do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL será em dois módulos. A primeira etapa inclui uma avaliação diagnóstica das empresas participantes, mais a realização de palestras e oficinas, finalizando com uma consultoria direta na empresa. O segundo módulo prevê uma auditoria nas empresas participantes visando a certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC BRASIL, caso seja atingido o desempenho necessário.

Referência para o Ministério do Turismo

As representantes do Ministério do Turismo, Tamara Galvão e Naara Pereira participaram da reunião de planejamento do Programa de Qualidade Abeoc Brasil, na manhã do dia 26/03, em Brasília. Em 2011, o Mtur editou termo de referência com as bases para criação de Selos de Qualidade no turismo. Agora passa a acompanhar o processo de implantação do Selo de Qualidade Abeoc Brasil para empresas de eventos, que segue todas as recomendações do termo de referência. As empresas que alcançarem os requisitos para ter o Selo ABEOC BRASIL sairão na frente na certificação oficial.
Os requisitos técnicos para obtenção do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL se baseiam no sistema de gestão da qualidade segundo as exigências das normas da série ISO 9000, e também em evidências comprováveis da prática dos fundamentos de qualidade, seguindo os critérios de excelência em gestão do Prêmio MPE Brasil, uma parceria do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O Setor de Eventos no Brasil

• Crescimento no mercado doméstico de turismo de negócios: 8.3% (últimos 12 meses)
• Previsão de crescimento em 2013: 14.3%
Fonte: GBTA (Global Business Travel Association) março 2013
• Receita de viagens corporativas em 2012: alta de 12,8%
• Projeção de crescimento nas viagens corporativas para 2013: 10,7%
Fonte: IEVC – Indicador Econômico de Viagens Corporativas / Alagev -Associação Latino Americana de Gestores de Eventos Corporativos