Feiras de Negócios brasileiras despertam interesse em Governo e empresários paraguaios

Na última quinta-feira, 21 de fevereiro, a UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras – apresentou a edição de 2013 do seu calendário “Principais Feiras de Negócios do Brasil” no Paraguai, como parte de suas ações internacionais de promoção das grandes feiras de negócios brasileiras. O encontro ocorreu no Centro Cultural da Embaixada do Brasil no Paraguai, em Assunção. Na ocasião, Vanessa Guerra, coordenadora de projetos da entidade, ministrou o Panorama das Principais Feiras de Negócios do Brasil, que traça os contornos da atividade de promoção comercial no Brasil para este ano.
“A apresentação do calendário UBRAFE em Assunção despertou o interesse de empresários locais em visitar feiras específicas no Brasil com vistas a conhecer oportunidades de negócios, sobretudo para a importação de produtos brasileiros. Também se pôde observar, entre os presentes ao evento, a participação de órgãos do Governo paraguaio interessados em conhecer o mercado brasileiro e suas oportunidades para que empresas locais exponham os seus produtos”, afirma Carlos Santana, chefe do setor de promoção comercial e investimentos da Embaixada do Brasil no Paraguai.
Entre os representantes de associações comerciais, industriais e de serviços presentes ao evento da UBRAFE estava Raul Baginski, presidente da Foro Brasil Paraguai, comunidade empresarial composta por empresas e pessoas físicas com interesse nos negócios bilaterais entre os dois países, estimulando o apoio mútuo entre seus membros nas relações comerciais, econômicas, sociais, culturais e turísticas.
“O comércio bilateral entre os dois países encerrou o ano de 2012 com o mesmo volume do ano anterior, isto é, US$ 3,6 bilhões. A grande diferença observada foi o aumento significativo das exportações paraguaias para o Brasil, o que contribuiu para uma balança comercial mais equilibrada, embora ainda superavitária para o Brasil”, explica Santana.
O encontro também recebeu personalidades do corpo consular e adidos comerciais, como Fernando Jacques, Cônsul Geral do Brasil em Assunção e Carlos Alberto Ribeiro Reis, Cônsul Geral Adjunto do Brasil em Assunção.
“As feiras de negócios apresentam singular oportunidade para empresários possam em um mesmo local: apresentar seus produtos, avaliar a concorrência e conhecer a reação dos consumidores”, conclui Santana.
Raul Baginski (Foro Brasil Paraguai), Fernando Jacques (Cônsul Geral do Brasil em Assunção), Vanessa Guerra (UBRAFE), Carlos Alberto Ribeiro Reis (Cônsul Geral Adjunto do Brasil em Assunção), e Carlos Ribeiro Santana (SECOM).
UBRAFE
A União Brasileira dos Promotores de Feiras é a entidade privada que representa desde 1986 as empresas envolvidas na organização, promoção, operação e montagem das principais feiras de negócios do Brasil. Sob a liderança da UBRAFE, as feiras de negócios brasileiras tiveram um crescimento contínuo ao longo dos últimos 20 anos e consolidaram-se como os maiores e mais importantes encontros comerciais do Brasil para empresas de todos os portes: grandes, médias, pequenas e micro.
A UBRAFE publica anualmente o Calendário “Principais Feiras de Negócios do Brasil” e o distribui para meios de comunicação, associações comerciais, industriais e de serviços, embaixadas, consulados e câmaras de comércio no Brasil e no exterior. E também conta com o site www.ubrafe.org.br, que disponibiliza o calendário para consulta em três línguas e publica notícias atualizadas sobre as feiras de negócios. Com associados que realizam as mais importantes Feiras de Negócios do País, a UBRAFE é hoje um selo de qualidade que identifica as melhores feiras do Brasil.