Embratur investe em ferramentas digitais para promover o Brasil
[Por Brasilturis, 22/03/2013]
Para inovar a apresentação do Brasil no exterior, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) busca utilizar as novas ferramentas de comunicação em favor da divulgação e promoção do país pelo mundo. Nas últimas semanas, a Embratur intensificou as ações que envolvem as mídias digitais em dois eventos na América Latina: a Expor Mayorista, no México e a Fit Bolívia.
Na Expo Mayorista – maior evento de turistas do México, realizado em diversas cidades – , que ocorreu entre os dias 4 e 15 deste mês, a Embratur apresentou aos profissionais do trade informações sobre as ferramentas de promoção digital do Instituto (Trip Planner, Brasil 360º, Youtube, Twitter, Facebook). Os profissionais também foram orientados a acompanhar todas as mídias para utilizá-las como meio para se informarem sobre o destino Brasil.
Seguindo o mesmo exemplo, durante a Fit Bolívia – que ocorreu entre os dias 14 e 16 deste mês – representantes da Embratur apresentaram as ferramentas em tablets e computadores e estimularam os visitantes da feira a participarem das principais redes monitoradas pela Embratur.
Segundo Georthon Branquinho, analista de mercado da Embratur responsável por ministrar as palestras na Expo Mayorista e orientar os visitantes na Fit Bolívia, o treinamento é um diferencial para o profissional que trabalha comercializando o Brasil. “As mídias-sociais são uma ferramenta de fácil acesso, que traz um panorama do Brasil. Por isso a importância do trade mexicano ter acesso, para poder mostrar ao público final, assim como para se manter informado sobre as novidades turísticas do Brasil”, explicou.
Eventos
As ações nos dois países fazem parte da ação estratégica da Embratur de intensificar a promoção do Brasil no mercado latino-americano, principalmente durante os próximos megaeventos, uma vez que este países são potenciais emissores de turistas.
A Bolívia é o 14º mercado emissor de turistas para o Brasil (85.429 em 2011). A Fit Bolívia é o principal momento para a Embratur apresentar a promoção do Brasil, são três dias feira, sendo dois para o trade e o último para o público final. Já a Expo Mayorista é o maior evento de turistas do México, voltado para profissionais do turismo a exposição tem formato itinerante passando por diversas cidades daquele país. Em 2011, o México enviou para o Brasil mais de 64 mil turistas.