ABEOC BRASIL e SEBRAE lançam Programa de Qualidade para empresas de eventos
Em um momento histórico para o Brasil no setor de turismo e eventos, com grande demanda para capacitação e profissionalização em virtude dos megaeventos e do crescimento do mercado, a ABEOC BRASIL – Associação Brasileira de Empresas de Eventos e o SEBRAE unem forças para a implantação do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL – Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos. O lançamento nacional será na próxima terça-feira 26 de março, 18h, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília. Haverá palestra com o coordenador de Capacitação Empresarial do Programa, consultor Luiz Carlos Barboza.
O Programa de Qualidade ABEOC BRASIL vai investir R$ 2,4 milhões até dezembro de 2014 e tem abrangência em 12 Estados — Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
“A certificação através do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL é o grande destaque do Programa, pois nosso setor ainda tem muitos aventureiros e empresas despreparadas, e o Selo de Qualidade vai trazer segurança para o cliente e o mercado na hora da escolher organizadores e prestadores de serviços”, ressalta a presidente da ABEOC BRASIL, Anita Pires. “Há uma tendência mundial de certificação para garantia de qualidade, e as empresas que participarem do Programa e conseguirem o Selo de Qualidade terão um grande diferencial no mercado, pois uma certificação gera confiança nos clientes, garantia de serviços de melhor qualidade e visibilidade no mercado”, completa.
Para a Gerente adjunta da Unidade de Serviços do SEBRAE Nacional, Ana Clévia Lima, o Programa de Qualidade ABEOC BRASIL está estreitamente ligado ao objetivo do SEBRAE de promover a competitividade. “É um projeto pioneiro, com proposta arrojada, pois abrange não só qualificação e capacitação, mas vai além, promovendo a certificação, fruto de uma ação que o SEBRAE vai participar e mudará o perfil das empresas e a forma como elas se relacionam no mercado”, afirma. “Pela primeira vez o SEBRAE realiza um projeto no segmento de eventos, que congrega volume significativo de pequenas empresas e é muito relevante no setor de serviços, com grande impacto na geração de trabalho e principalmente no volume de negócios”, complementa Ana Clévia.
O Programa de Qualidade é um marco também na história da ABEOC BRASIL. De acordo com o coordenador executivo do Programa, Sérgio Bicca, o Programa tem importância e volume de recursos significativos. “Muitas empresas acreditam estarem oferecendo serviços com qualidade satisfatória, o que pode não ser uma verdade. A capacitação e posterior certificação das empresas participantes do programa deverá, de fato, aumentar o nível de qualidade dos serviços prestados no setor de eventos em todo o país, além da melhoria na gestão das empresas, igualmente importante. Se isto se aplica a empresas organizadoras, certamente afetará positivamente também as empresas fornecedoras de serviços, envolvendo toda a cadeia produtiva do setor de eventos”, fala Bicca.
A implementação do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL será em dois módulos. A primeira etapa inclui uma avaliação diagnóstica das empresas participantes, mais a realização de palestras e oficinas, finalizando com uma consultoria direta na empresa. O segundo módulo prevê uma auditoria nas empresas participantes visando a certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC BRASIL, caso seja atingido o desempenho necessário.
Segundo Luiz Carlos Barboza, os temas das palestras e oficinas de capacitação e os aspectos a serem abordados nas consultorias diretas serão orientados pelos resultados da avaliação diagnóstica inicial das empresas. Deste modo, “as empresas serão preparadas exatamente nas suas necessidades para se qualificarem e estarem em melhores condições para a obtenção do Selo de Qualidade, no módulo seguinte”, explica Barboza.
Mais informações sobre o Programa de Qualidade ABEOC BRASIL, formas de participação e inscrições estão disponíveis em www.abeoc.org.br/qualidade
Na foto acima: Reunião do Programa de Qualidade com Andrea Faria e Ana Clévia Lima, do Sebrae Nacional, Anita Pires, Wilson S. Rodrigues (Coordenador do SEBRAE da Grande Florianópolis), Sérgio Bicca, Luiz Carlos Barboza e Ariane Angioletti, diretora executiva ABEOC BRASIL.
SERVIÇO
O quê: Lançamento Nacional do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL
Data: 26 de março de 2013.
Horário: 18h.
Local: Sala Plenária da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. SBN, QD 01, bloco B, número 14. 18º andar. Brasília – DF.
[Publicado também por Revista Hoteis, Vede Eventos, Brasilia em destaque, 21/03/2013, Panrotas, 25/03/2013 e Mercado&Eventos, 26/03/2013]