Turismo ajuda a dinamizar emprego em janeiro

[Por Mtur, 26/02/2013]
A Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, divulgada nesta terça-feira (26), revela que o turismo teve forte impacto positivo sobre o mercado de trabalho em algumas regiões metropolitanas do país em janeiro. Segundo o estudo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador apresentaram queda na taxa de desocupação, principalmente nos setores de alimentação e hospedagem. É o menor índice registrado para o mês em uma década.
No confronto com janeiro de 2012, a taxa de desocupação recuou 2% em Salvador, 1,3% no Rio de Janeiro e manteve-se estável em Recife. Em São Paulo, ao contrário das demais regiões metropolitanas, houve acréscimo de 0,9%.
“Nas regiões de atividade turística expressiva, em função do verão e do Carnaval, há um atraso na dispensa de trabalhadores temporários, o que justifica o recuo e a estabilidade das taxas de desocupação”, explicou o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo.
“Os dados reforçam a importância do turismo como vacina contra as instabilidades econômicas”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. “O Brasil tem potencial para gerar emprego e renda nesse setor o ano inteiro, não só durante as férias.”
A pesquisa do IBGE aponta para aumento de 4,1% no número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado nos últimos 12 meses. O equivalente a 459 mil novos postos de trabalho formais em um ano. O recuo na taxa de desocupação foi estimado em 5,4%.