Secretário-geral da OMT anuncia crescimento de 4%

[Por Brasilturis, 01/02/2013]
A Organização Mundial do Turismo (OMT) registrou no último ano 1,03 bilhão de viajantes internacionais. “Pela primeira vez superamos o número de 1 bilhão, com mais de 4% de alta”, afirmou o secretário-geral do órgão, Taleb Rifai.
Subordinada às Nações Unidas e com sede em Madri, a OMT ainda anunciou que para 2013 a tendência de alta no número de viajantes será mantida, apesar de mais lenta, com a chegada de turistas aumentando entre 3% e 4%. “A longo prazo, a previsão é de um crescimento médio anual de 3,8%, registrado entre 2010 e 2020, e que deve alcançar 1,8 bilhão de turistas em 2030”, disse Rifai.
Segundo o secretário-geral, 2012 foi um ano de instabilidade econômica constante em todo mundo, especialmente na zona do euro, onde muitos países têm recebido ajuda. “No entanto, o turismo internacional conseguiu manter seu rumo de recuperação depois de 2009, considerado o pior para o turismo em 60 anos”, complementou.
Na América Latina o turismo internacional registrou crescimento no último ano, sendo que a América Central foi a maior beneficiada, com alta de 6,2%. O fluxo de turistas para a América do Sul subiu 4,7%, um crescimento inferior aos dois anos anteriores, quando os índices ultrapassaram os dois dígitos. Sobre a previsão para este ano, de acordo com a OMT, as regiões da Ásia e do Pacífico deverão receber mais turistas (alta de 5% e 6%, respectivamente), seguida da África (entre 4% e 6%), do continente americano (entre 3% e 4%) e da Europa (entre 2% e 3%).
O executivo marcou presença na Fitur, realizada em Madri, na Espanha, e na oportunidade conversou com a diretora do Festival do Turismo de Gramado (Festuris), Marta Rossi, e confirmou presença no evento na Serra gaúcha, que em 2013 completa 25 anos.
Para a diretora, a presença de Rifai no Festuris engrandece o evento e marca o trabalho de internacionalização, consolidado ainda mais nesta 25ª edição. “É de suma importância termos a presença do secretário-geral da OMT no festival, que poderá acompanhar o trade mundial reunido para a realização de negócios na feira”, comemorou.
Festuris
Neste ano, o Festuris, considerado a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, completa 25 anos. Em 2012 comemorou a abertura do mercado asiático.
Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o festival teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS).