Hospedagem é responsável por metade dos gastos de turista em SP
[Por Hoteliernews, 15/02/2013]
Pesquisa recente da SPTuris (São Paulo Turismo) revelou as características dos hóspedes que passaram pelo hotéis paulistanos durante o segundo semestre de 2012. Intitulado Perfil dos Hóspedes em Meios de Hospedagem Paulistanos, o levantamento mostrou que a maior parte dos gastos destes turistas são destinados ao pagamento de diárias hoteleiras. Ao todo, 52,9% do total de despesas são direcionados à hospedagem.
Em seguida aparecem itens como alimentação (22%), compras (9%), transporte (8,6%) e lazer (5,6%). Outros motivos para gastos anotaram 1,9%.
Ainda de acordo com o relatório, os homens – 66,3% frente aos 33,7% de presença feminina – representam a maior parcela de viajantes que se instalam em hotéis na cidade.
Em números totais, a maior parte dos turistas (59,7%) está sozinho em suas viagens, chega à capital paulista de avião (69,7%) e vem de dentro do Brasil (85,3%).
Entre os turistas brasileiros, os que mais frequentaram os hotéis paulistanos foram os do próprio Estado, seguidos por visitantes do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Paraná e do Rio Grande do Sul. Quando observados os viajantes internacionais, os moradores do Estados Unidos estão em primeiro lugar. Na sequência aparecem Argentina, Alemanha, Espanha e França, respectivamente.
O estudo revela ainda que cada turista fica em média 3 dias na cidade e tem gasto médio de R$ 1.403,93, por período.