Santa Catarina será avaliada sobre potencial de turismo de eventos

[Por Porto Gente, 12/09/2012]
No próximo dia 18 de setembro, o Estado de Santa Catarina passará por uma análise para verificar o potencial de turismo de eventos. A avaliação ocorrerá durante o encerramento dos Seminários de Capacitação e Profissionalização do Turismo 2012, nos quais foram apresentados inventários inéditos sobre o potencial para o turismo de evento das cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Chapecó.
O estudo, encomendado pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos – Santa Catarina (ABEOC-SC), com recursos do Funturismo, levantou uma série de informações relacionadas com rede hoteleira, acessos turísticos, gastronomia, espaços para realização de eventos, condições de aeroportos, sistema de segurança pública, acessibilidade, hospitais e clínicas, entre outros.
Hoje, o turismo de eventos perde apenas para o turismo de lazer, movimenta mais de R$ 200 milhões por ano no Estado, segundo a ABEOC-SC. O Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking mundial entre os países que mais sediaram eventos no mundo em 2011 segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) e Florianópolis é a quarta capital para este segmento turístico, de acordo com a Embratur.
Além do Presidente da ABEOC-SC, Marco Aurélio Floriani, que fará um balanço dos inventários, o Seminário “Santa Catarina – Um Estado Preparado para Realizar o seu Evento”, terá um espaço reservado para os representantes dos Conventions & Visitors Bureau das cidades inventariadas apresentarem outras informações referente às condições de suas cidades para receber turistas e eventos.