Após acordo, Mtur muda método de pesquisa sobre tarifas

[Por Hoteliernews, 04/02/2013]
Depois de dias de encontros e debates que culminaram na assinatura de um termo de compromisso entre representantes da hotelaria e o MTur (Ministério do Turismo), os envolvidos chegaram a um consenso inicial sobre novos métodos para a análise de preço das tarifas hoteleiras praticadas no País – no intuito de evitar cobranças abusivas durante os mundiais esportivos dos próximos anos.
A partir do acordo assinado sexta feira (1), fica acertado que o Mtur vai enviar delegações aos seis municípios que sediarão jogos da Copa das Confederações para acompanhar os preços nos empreendimentos diretamente.
Ao firmarem o compromisso, representantes das entidades se comprometem com realização de reuniões de sensibilização com empresários nos estados-sede da Copa e prometeram a “harmonização das tarifas”, que consiste no acompanhamento dos preços das diárias informando periodicamente à pasta do turismo.
Durante as reuniões realizadas nos últimos dias 31 e 1°, um dos pontos de polêmica surgido foi a metodologia empregada pelo Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para realizar as pesquisas sobre valores de diária média.
Nomes da indústria hoteleira presentes nas reuniões consideraram a verificação de preços apresentada em sites das OTA’s como imprecisa e afeita a distorções.