Abracorp anuncia resultados de sua pesquisa de vendas de 2012

[Por Brasilturis, 31/01/2013]
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) realizou primeira reunião de associados da entidade, neste ano, seguida de coletiva de imprensa para anunciar os principais indicativos de vendas do setor de viagens do País realizadas durante o último ano. A pesquisa contempla total de vendas, transações aéreas e terrestres de hotelaria, locação de veículos, tarifas médias, destinos e colaboradores.
A entidade, formada atualmente por 31 agências, realizará a pesquisa nos próximos anos trimestralmente, segundo o presidente do Conselho de Administração, Edmar Bull. “Para conhecermos mais detalhadamente a performance do segmente de viagens no Brasil.”
Os dados mostram que o volume produzido pelos associados Abracorp em 2012, superou a marca dos R$ 11 bilhões, o que representa um crescimento de 13,3% em relação a 2011. Deste total, 72% é decorrente das transações aérea, 17% da hotelaria, 2% das locadoras, e 9% de outros serviços terrestres, complementam o faturamento anual da entidade.
O diretor Executivo da Abracorp, Gervásio Tanabe, explicou que, por outro lado, o volume de transações apresentou um forte crescimento de 24% em relação a 2011. E o segmento que apresentou maior evolução em relação ao ano de 2011 foi a hotelaria internacional, com 62,5%. “Isso se deve, principalmente, pelo grande crescimento de eventos no País”, pontuou Bull.
As vendas da hotelaria nacionais tiveram crescimento global de 20,1% sobre a venda de todas as redes hoteleiras, que chegou a pouco mais R$ 2 bilhões. Já o setor aéreo (nacional e internacional) registrou máxima total de 13,4% em relação a 2011. E nas vendas nacionais por companhia, teve um faturamento total de quase R$ 5 bilhões. A pesquisa ainda indicou os principais destinos nacionais em venda de passagens aérea: São Paulo (28%), Rio de Janeiro (21%), Brasília (9%), Belo Horizonte (8%), Curitiba (7%) e Porto Alegre e Salvador, ambos com 6%.