Projeto Espicha Verão já tem data marcada
[Por Mercado e Eventos, 19/12/2012]
O bairro do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador (BA), vai sediar um festival que reunirá artes, gastronomia e música de 22 a 24 de fevereiro de 2013. O Projeto Espicha Verão, que no próximo ano entra em sua 5ª edição, será realizado pela Bahiatursa, em parceria com a Secretaria da Cultura, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias, e outros órgãos estaduais e municipais.
De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Domingos Leonelli, a iniciativa busca prolongar o período da alta estação, uma vez que o verão 2013 será mais curto, com a realização do Carnaval de 7 a 12 de fevereiro. “O Pelourinho é um importante cartão-postal da nossa capital e também um lugar de forte presença cultural, com toda a estrutura de bares e restaurantes. Por isso, trouxemos o Espicha Verão para cá”, afirmou.
O projeto inclui apresentações musicais em cinco palcos: Terreiro de Jesus, largos do Pelô e Pedro Archanjo e praças Tereza Batista e Quincas Berro D’Água com atrações de ritmos como MPB, Samba, Samba-reggae, Gafieira, Forró, dentre outros. “Além disso, teremos exposições na Praça das Artes e programações especiais no Cruzeiro de São Francisco”, completou o coordenador do Espicha Verão, Zitomir Souza.
Programação
Palco do Terreiro de Jesus: A ideia é instalar um palco para apresentações acústicas, aproveitando o clima gerado pela bela iluminação cênica das igrejas do entorno, resgatando os ares boêmios de décadas passadas ao som da MPB, Jazz e música instrumental.
Largo do Pelourinho: Instalação de palco para apresentações acústicas de artistas com bandas que tocam ritmos variados.
Praça Tereza Batista: Haverá uma grande diversidade de ritmos e também atrações voltadas para a criançada, além de shows no gênero gospel.
Pedro Archanjo: Espaço dedicado à dança de salão, com gafieira apresentações de grupos de chorinho.
Praça Quincas Berro D’água: Terá muito samba, músicas da Jovem Guarda e uma homenagem a Riachão.
Também haverá mostras de cinema e teatro, nos teatros do Senac, Miguel Santana, com apresentação do Balé Folclórico da Bahia e Teatro XVIII e exposição do Carnaval Negro Baiano, de Alberto Pita. Na Praça da Sé ficarão as bases de apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde.