Para Lummertz, setor privado deve investir no turismo

[Por Hotelier News, 12/12/2012]
Vinícius Lummertz , secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur (Ministério do Turismo), esteve em São Paulo na manhã de hoje (12) para participar da cerimônia de entrega das placas de classificação aos cinco hotéis paulistas. O evento aconteceu no Grand Hyatt, onde Lummertz também discursou dizendo que o setor privado deve participar ativamente do setor, inclusive no âmbito dos investimentos.
Ele citou como exemplo a importância dos parques federais como parte da estruturação do turismo. “Temos 68 parques federais no Brasil que podem e devem receber investimentos privados para atrair mais turistas. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem 58 parques que recebem 300 milhões de visitantes e arrecadam US$ 150 bilhões por ano”, diz. “Os investimentos nos parques não só criam a infraestrutura dentro deles como criam em seus entornos – com uma grande gama de hotéis, lojas e outros pontos de venda”, explica.
O executivo ressaltou a importância de toda a cadeia do turismo para o País e falta de percepção coletiva quanto a isso. “Ainda estamos em uma fase de angariar a simpatia de políticos, empresários e cidadãos no turismo nacional. Temos muito potencial e estamos crescendo, já registramos um aumento de 11,4% na representatividade do setor frente ao PIB nacional. Há muito trabalho para fazer ainda.”
Segundo ele, o turismo não apenas traz divisas, como ajuda muito na melhoria da infraestrutura. “A indústria do turismo incentiva para que tudo esteja limpo, bonito, faz com que as pessoas produzam itens de consumo em todos os níveis, desde o artesanato até a gastronomia. Quando estivermos em um patamar de aceitação desta indústria, com certeza o avanço será em um nível acelerado”, finaliza.