“Brasil baterá recorde de estrangeiros em 2012”, diz Flávio Dino

[Por Mercado e Eventos, 03/12/2012]
O ano ainda não terminou, mas a Embratur já está comemorando sucesso de suas ações. De acordo com o presidente, Flávio Dino, o País irá bater três recordes em 2012: número de turistas estrangeiros, ingresso de divisas e eventos internacionais. Para ele, estes resultados se tornam ainda mais importantes devido a crise econômica na Europa.
“É com muita alegria que eu anuncio que bateremos todos os recordes neste ano. Teremos o maior número de turistas estrangeiros da história, assim como a entrada de divisas e de eventos”, revelou. “Os números finais nós teremos apenas em fevereiro de 2013, mas o crescimento será de 5%”, complementou.
Em 2011 o Brasil recebeu 5,4 milhões de visitantes estrangeiros, que gastaram R$ 6,7 bilhões. O número de eventos internacionais terá um avanço ainda maior, segundo Dino. Ele acredita em um incremento de até 15%, que pode fazer com o Brasil passe de 7º para 6º no ranking da Icca.
O presidente da Embratur lembrou que o crescimento será acima do PIB, que deve ficar em 1,5% e reiterou o significado deste resultado. “Três dos nossos maiores emissores, Itália, Portugal e Espanha, estão em crise. E mesmo assim, conseguimos nos superar”, comemorou. Mesmo com os números positivos, Dino acredita que o Brasil ainda está muito aquém das suas potencialidades. “Podemos ter pelo menos 1% do total de fluxo de turistas no mundo. Hoje ficamos entre 0,5 e 0,6%”, finalizou.