Prefeito destaca a diversidade de São Paulo na defesa da candidatura à Expo 2020

[Por Secom, 26/11/2012]
Na apresentação oficial do projeto de candidatura de São Paulo à Expo 2020, em assembleia do Birô Internacional de Exposições (BIE), em Paris, o prefeito Gilberto Kassab reafirmou, na manhã desta quinta-feira (22/11), que a cidade está preparada para sediar o evento. Com o tema “Força da Diversidade – Harmonia para o Crescimento”, o projeto paulistano foi defendido pela delegação composta por Kassab, pelo ministro Antonio Patriota, representante da presidente da República, Dilma Rousseff, pelo prefeito eleito, Fernando Haddad, e pelo secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Sidney Beraldo, representando o governador Geraldo Alckmin, além de secretários municipais.
Kassab lembrou aos delegados do BIE que, sendo um celeiro de oportunidades, São Paulo é “um mosaico de etnias, culturas, religiões e ideias. O tema ‘Força da Diversidade e Harmonia para o Crescimento’ reflete claramente o objetivo de trazer para a cidade projetos de inovação, sustentabilidade e novas tecnologias”, destacou o prefeito. “Países membros do BIE, estejam certos de que nossa cidade estará preparada para esse grande evento com determinação e muito trabalho”, acrescentou.
O prefeito eleito Fernando Haddad disse em seu discurso que dará continuidade ao processo de candidatura. “O legado gerado por uma Exposição Universal tem um impacto muito grande na cidade-sede do evento”.
Esta é a terceira apresentação da cidade em assembleia do BIE e foi feita para os delegados representantes dos 161 países membros da entidade, que vão eleger a cidade-sede de 2020. Após o pronunciamento das autoridades, os delegados do BIE assistiram a vídeos promocionais que mostraram o potencial de São Paulo para a realização da feira.
Ainda em 2012, no dia 3 de dezembro, o Comitê fará a entrega formal do Dossiê de Candidatura e do Masterplan, com o projeto Arquitetônico, ao BIE, conforme cronograma. O documento tem 760 páginas e faz um histórico da candidatura, mostra dados climáticos, econômicos, localização geográfica do local da área escolhida para o São Paulo Expo e as vantagens do período escolhido para o evento. O documento também destaca as condições de infraestrutura, estimativa de investimentos, preço dos ingressos, a expertise do Brasil adquirida com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 e os diferenciais e atrativos da cidade para se tornar a cidade-sede da Expo.
Diversidade e Crescimento
O tema “Força da Diversidade e Harmonia para o Crescimento” reflete claramente o objetivo de trazer para a cidade projetos de inovação, sustentabilidade e novas tecnologias, além de mostrar a diversidade étnica e cultural de São Paulo. Caso a cidade vença a disputa em andamento, a Expo São Paulo 2020 será realizada em Pirituba, em um terreno já definido, de 5 milhões de metros quadrados. O terreno que abrigará a Expo 2020 e o futuro Centro de Exposições já foi declarado área de utilidade pública para desapropriação. A previsão é que o evento ocorra entre 15 de maio e 15 de novembro de 2020, com um público de cerca de 30 milhões de visitantes do Brasil e do Exterior, durante os seis meses de sua duração. O projeto da Expo 2020 prevê uma série de melhorias em relação à mobilidade urbana, com a previsão de novas estações de metrô, CPTM e alças de acesso rodoviário ao local.
São Paulo é o principal destino do turismo de negócios no Brasil. Tem 72% do mercado de feira de negócios, ou 120 dos 160 eventos do gênero, que acontecem no país durante o ano. Circulam pelos eventos, na cidade, mais de 4 milhões de pessoas gerando uma receita anual de R$ 3,4 bilhões. O dossiê inclui também cartas e documentos de empresas, associações, instituições e entidades de classe brasileiras que formalizaram apoio à realização do evento na cidade.
Discurso na íntegra do prefeito Gilberto Kassab
Minha cidade é São Paulo e nós queremos sediar a EXPO 2020. Com muita satisfação retorno a essa assembleia geral e me dirijo aos senhores. Estou aqui para registrar os avanços desta candidatura que nasceu há alguns anos. Uma ideia, um sonho que hoje é um projeto concreto e reúne esforços dos governos municipal, estadual e federal, bem como da sociedade civil. Sediar uma exposição universal é uma grande responsabilidade e única oportunidade.
Superamos diariamente grandes desafios para dar continuidade a esse projeto que acreditamos ser uma plataforma para o compartilhamento da diversidade global. Nossa cidade é um pouco do que representa uma expo e é por isso que escolhemos como tema para a Exposição Universal de 2020 em São Paulo a “Força da Diversidade – Harmonia para o Crescimento”. São Paulo é um mosaico de etnias, culturas, religiões e ideias. Em nossa cidade nos preocupamos com as gerações futuras, o meio ambiente e a educação. São Paulo é a terra das oportunidades de uma vida melhor. Buscando oportunidades, pessoas de todo o Brasil e do mundo se encontram nessa que é a maior cidade da América Latina. Daí a natureza tão diversa de São Paulo.
Para nós paulistanos, cidadãos que nasceram em São Paulo, ou que escolheram a cidade para viver, será um orgulho receber a Exposição Universal em 2020. Senhor presidente, senhor secretário geral, países membros do BIE, estejam certos de que nossa cidade estará preparada para esse grande evento com determinação e muito trabalho. Estamos ansiosos para mostrar nossa hospitalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *