ABIH /SP comemorou Dia Nacional do Hoteleiro com várias ações

[Por Revista Hotéis, 09/11/2012]
No dia 9 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Hoteleiro. E a ABIH/SP – Associação Brasileira da Indústria de Hoteis do Estado de São Paulo promoveu agora à pouco uma série de atividades para lembrar esta data. As ações aconteceram no Auditório Rui Barbosa, da Universidade Mackenzie, no bairro paulistano da Consolação. Vários hoteleiros estiveram prestigiando o evento, assim como vários representantes de entidades do setor e autoridades públicas, como: A Deputada estadual paulista, Célia Leão, da Frente Parlamentar de Turismo da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o Secretário paulista do Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz, Luciana Leite, Diretora da São Paulo Turismo, Enrico Fermi, Presidente da ABIH Nacional — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, o Diretor de Políticas Publicas do Ministério do Turismo, Ítalo Mendes e vários professores doutores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como José Paulo Fernandes Júnior, Diretor de ensino e o Vice-reitor Marcel Mendes.
O Presidente da ABIH/SP, Bruno Omori foi o anfitrião do evento e iniciou apresentando a SEHGA — Sinergia Estratégica de Hotelaria, Governo e Academia para desenvolver o turismo paulista. Após alguns discursos de membros que compunham à mesa, deu-se inicio a assinatura de importantes Termos de Parceria para execução de projetos relevantes para a hotelaria e o turismo paulista e brasileiro como:
Câmara da Copa: Lançamento oficial dos programas “TV Equilibra”, “Guia público e privado” e o Sampa no Brasil que fazem parte do Plano de Promoção do Brasil para a Copa, com Chancela Oficial do Ministério dos Esportes.
Assinatura do Termo de Parceria com o Mackenzie, oferecendo descontos para a hotelaria nos cursos da universidade e cooperação técnica para desenvolvimento de projetos de qualificação da mão-de-obra na hotelaria e no turismo. Os cursos serão customizados e abrangerão os seguintes módulos: gestão de serviço no ramo hoteleiro, atendimento à pessoa com deficiência, turismo e cultura e fotografia. A carga horária vai variar dependendo do curso, mas serão ministrados por professores com muita formação e conhecimento.
Assinatura entre a hotelaria e a Secretaria de Trabalho e Emprego do Estado de SP, um Termo de Cooperação para qualificação e ampliação de ofertas de emprego na hotelaria;
Assinatura de parceria entre a ABIH-SP e a Sutaco — Superintendência do trabalho artesenal nas comunidades para divulgar o artesanato Paulista com o objetivo de promover a regionalidade e o turismo dentro dos hotéis no Estado de São Paulo. Haverá exposições, mostras e comercialização do artesanato nos meios de hospedagem;
Portal de Empregos para Hotelaria e Turismo, lançamento do trabalhando.com, empresa do Grupo Santander, que em conjunto com a MW Way criou um portal exclusivo para divulgar vagas na hotelaria a custo zero aos hoteleiros que desejam contratar;
Adesão da ABIH Nacional ao Programa e Selo de Acessibilidade e Inclusão que foi criado pela ABIH-SP e ABNT;
Assinatura do Termo de Parceria com vários conventions bureaus, entre eles o da cidade de São Paulo, Campinas, Taubaté, Guarujá, Sorocaba, entre outros.
Assinatura de parceria entre a ABIH/SP e a empresa especializada em segurança RV.
O Diretor de Políticas Publicas do Ministério do Turismo, Ítalo Mendes aproveitou o evento para lembrar que desde o último dia 1 de novembro já começou a vigorar a FNRH — Ficha Nacional de Registros de Hóspedes nos empreendimento das cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Fortaleza. “A adesão começara pelas cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 e depois se estenderá a todo território nacional. A partir de maio de 2013 haverá uma segunda etapa em que outras seis cidades sede terão também 60 dias para se adequar ao novo registro e em 1º de julho, começa a ser obrigatória a adesão de todos os empreendimentos no Brasil a FNRH”, garantiu Mendes.
Presente ao evento, o Presidente da ABIH Nacional disse que neste dia o hoteleiro tinha muitas conquistas para comemorar, pois graças ao empenho de sua entidade, junto com o FOHB, Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, a Resorts Brasil e FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e os esfoços do Ministério do Turismo, o setor hoteleiro teve uma série de conquistas neste ano: “A hotelaria junto com o segmento da indústria, foram os únicos dois setores econômicos que tiveram redução da carga tributária. Em nosso setor houve redução do INSS na folha de pagamento e do custo de energia elétrica, que são dois grandes custos ao nosso setor. Com isto, ganhamos mais competitividade para modernizar e ampliar nossos empreendimentos para melhor atender a demanda aquecida e os grandes eventos que o País irá sediar nos próximos anos”, comemorou Fermi.
Após a solenidade de assinatura destes convênios, os convidados puderam se confraternizar com coquetel servido na entrada do auditório Rui Barbosa.