Jornalistas internacionais debatem sobre mercado M.I.C.E. durante o Fórum Eventos 2015
[Por Portal da Propaganda, 02/03/2015]
A edição de 2015 do Fórum Eventos, maior encontro internacional do setor no Brasil, vai reunir jornalistas dos Estados Unidos, Espanha e do Brasil para discutirem as principais tendências do mercado M.I.C.E. – Meetings (Encontros), Incentives (Incentivos), Conferences (Conferências) and Exhibitions (Feiras), no mundo. As participações serão durante o painel “Tendências MICE”, que terá início às 17h do dia 30 de maio, primeiro dia da programação do Fórum, em São Paulo.
Barbara Scofidio, da Prevue Magazine (EUA), Michael Pinchera, da The Meeting Professional Magazine (EUA), Eric Motard, da EventoPlus (Espanha) e Sergio Junqueira Arantes, da Revista Eventos (Brasil)abordarão o tema após a apresentação de Rob Davidson, uma das maiores autoridades mundiais no tema, que irá expor as tendências do mercado MICE no mundo, e de um Focus Group sobre o tema, que será coordenado pelas especialistas internacionais Linda Pereira, diretora da CPL Events, e Shawna Suckov, fundadora e presidente da Senior Planners Industry Network (SPIN).
Editora da revista Prevue e graduada pela Universidade de Binghamton, em Nova York, Barbara Scofidio atuou por 21 anos na revista Corporate Meetings & Incentives, onde liderou a cobertura de temas que vão da mídia social, viagens de incentivo à gestão estratégica eventos. Foi o primeiro membro dos meios de comunicação a ser convidada a participar de uma comissão da GBTA, atuando por três anos na Comissão de Grupos e Reuniões.
Michael Pinchera, editor da revista The Meeting Professional, cobre a indústria eventos desde 2003, com uma paixão especial para a tecnologia e seu impacto na sociedade. Nesse tempo, seu trabalho já recebeu mais de 20 prêmios profissionais, incluindo, nos últimos dois anos, o Best Trade Association Magazine da Associação TRENDS’All-Media Contest. Entrevistou o co-fundador da Apple, Steve Wozniak e trabalhou com Douglas Rushkoff, criador dos conceitos de “mídia viral” e “moeda social”. Em 2013, editou Finding the Next Steve Jobs, o primeiro livro do co-fundador da Atari, Nolan Bushnell.
Sócio-gerente do Grupo Eventoplus – o principal grupo de mídia profissional em congressos e eventos e a plataforma de ligação principal para congressos e eventos profissionais -, Eric Mottard dá cursos de formação e conferências sobre congressos e organização de eventos e outros assuntos relacionados desde 2000. Ele já treinou mais de 2 mil profissionais de eventos e tem dado conferências internacionais nas conferências de maior prestígio em congressos e eventos setor. Pelas atividades do Grupo, (Portal Eventoplus.com; Eventos Magazine; a premiação Prêmios Eventoplus, o Meeting & Incentive Summit, o Seminário de Inovação Evento etc.), Eric tem estado sempre na vanguarda do mercado de eventos, analisar e documentar as tendências e em constante contato com os melhores profissionais na Espanha e internacionalmente. Foi consultor de gestão especializado em Marketing e trabalhou em várias empresas de consultoria internacionais (Braxton Associates/Deloitte Consulting, Roland Berger and Partners, Cluster Consulting) e o primeiro presidente do Capítulo Espanhol de MPI, maior associação do mundo para congressos e eventos profissionais, 2006-2008.
Para representar o Brasil, Sergio Junqueira Arantes, fundador e Publisher da Revista Eventos, criador e diretor do Prêmio Caio – maior premiação do setor no país e criador do Fórum Eventos, fundador da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, membro honorário do Instituto Brasileiro de Eventos, diretor da Cecomércio SP e conselheiro no Conselho de Turismo da Fecomercio SP e do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC.
Programa variado
Em dois dias de programação, o Fórum Eventos 2015 abordará diversos assuntos que visam contribuir para o desenvolvimento profissional, relevante e estratégico dos participantes, bem como o fornecimento de informações úteis, como pesquisas, tecnologia e ferramentas práticas para o sucesso em eventos. Serão seis temas principais: Tecnologia, Incentivo, Brand Innovation, Marketing de Destinos, Lançamento de Produtos e Feiras & Congressos, além de um Focus Group que discutirá Sustentabilidade, Segurança, ROI/ROO e Redes Sociais e da oportunidade de interação ao vivo dos participantes, por meio do aplicativo SLI.DO, que permite fazer perguntas aos palestrantes e exibir posts no Twitter. A organização do evento e os palestrantes farão ainda enquetes, que poderão ser respondidas por meio do aplicativo.
A programação também prevê uma homenagem às Mulheres Ícones dos Eventos e Turismo Brasileiro, com uma premiação especialmente criada para reconhecer o trabalho das mulheres que mais contribuíram para o crescimento da indústria de eventos e turismo brasileira nos últimos anos. Os nomes serão anunciados em breve.
O encontro, voltado para os gestores de eventos das médias e grandes empresas que mais realizam eventos no Brasil e, também recepcionará, profissionais de agências, promotores, organizadores de eventos de todos os portes, fornecedores de serviços e equipamentos para eventos, dirigentes de entidades ligadas ao setor, representantes de destinos, hotéis e centros de convenções de todo país, acontecerá nos dias 30 e 31 de março no Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia, na capital paulista. Outros detalhes: www.forumeventos.net
Mercado
O setor de Eventos e Turismo movimentou R$ 652,9 bilhões em 2013 representando 13,5% do PIB brasileiro. O segmento Eventos, conforme o II Dimensionamento da Indústria de Eventos, movimentou R$ 209,2 bilhões (4,32% do PIB) e o segmento Turismo, segundo o Conselho Mundial de Turismo (WTTC) teve uma receita total de R$ 443,7 bilhões (9,16% do PIB). No Brasil, Eventos e Turismo representam mais de 11,4 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos, sendo 7,5 milhões no segmento Eventos. Foram contabilizados 590 mil eventos no país no ano passado, sendo cerca de 300.000 na cidade de São Paulo. Segundo a International Congress and Convention Association (ICCA), os ingressos do Turismo de Eventos e Congressos superam US$ 1 trilhão e movimentam 160 milhões de participantes no mundo.
SERVIÇO:
Fórum Eventos 2015
Datas: 30 e 31 de março de 2015
Local: Pullman São Paulo Vila Olímpia
Endereço: Rua das Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia – São Paulo/SP
Cia Aérea Oficial: TAM – desconto de 25% para embarques de 25/03 a 01/04
Agência de viagens oficial: Levitatur
Inscrições, condições e programa completo: www.forumeventos.net
Vagas limitadas.