ABEOC BRASIL define acordo de cooperação com entidade de eventos de Portugal

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC BRASIL e a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos – APECATE decidiram unir esforços para troca de experiências e informações sobre o setor de eventos nos dois países. Em reunião no dia 24/10 na ABAV – Feira das Américas, a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires, e o vice-presidente da APECATE, Joel Vicente, iniciaram a aproximação entre as entidades, que será formalizada com a assinatura de um acordo de cooperação.
Anita Pires, Cecília Meireles e Joel Vicente
O projeto de autoregulação do mercado, em desenvolvimento por parte da ABEOC BRASIL, chamou a atenção dos portugueses, que demonstraram interesse em acompanhar o andamento do processo no Brasil. A ABEOC contratou em agosto uma consultoria jurídica especializada, que está trabalhando na primeira versão das normas padrão para regulação do mercado. Inicialmente será apresentado um contrato padrão de prestação de serviços, um referencial de valores e um manual de melhores práticas. A expectativa é que nos primeiros meses de 2013 este trabalho seja apresentado no ForEventos – Fórum do Setor de Eventos, que reúne 12 entidades do setor.
“Portugal está iniciando este processo, com as primeiras reuniões para definir como vai ser feito. Eles querem ver como trabalhamos aqui e na medida do possível implantar por lá”, afirma Anita Pires. “Por outro lado, nós também temos interesse em saber como o setor está se organizando na Europa”, complementa Anita.
Segundo a presidente da ABEOC BRASIL, a internacionalização é um grande ganho para a entidade. “Podemos realizar intercâmbios, missões e trocar muitas informações e experiências conjuntas”, resume.
O vice-presidente da APECATE, Joel Vicente e a Ministra do Turismo de Portugal, Cecília Meireles, que também esteve no stand da ABEOC na ABAV, foram convidados para o XXX Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (Cocal), a ser realizado de 4 à 8 de março, em Mendoza, na Argentina, onde deve ser assinado o Acordo de Cooperação. Na ocasião deve ser firmado ainda um acordo de cooperação entre a COCAL e a EFAPCO – European Federation of Associations of Professional Congress Organisers.