Sebrae-MS divulga pesquisa sobre Turismo de Negócios
[Por Hôtelier News, 02/08/2012]
O Sebrae-MS (Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Mato Grosso do Sul) divulgou ontem (1) os resultados da pesquisa Desafios do Turismo de Negócio em Três Lagoas, desenvolvida em parceria com Petrobras e com a prefeitura local.
De acordo com o levantamento, Três Lagoas conta com 2.245 leitos, distribuídos em 20 hotéis, e 196 leitos nos seis principais motéis da cidade. O estudo também constatou 66 restaurantes e quatro agências de turismo, além de pousadas, marinas, ranchos, e o balneário municipal.
Entretanto, no que se refere a eventos de negócios, essenciais para o crescimento do turismo local, a pesquisa aponta que a cidade sedia, em média, 36 eventos por ano. Desses, 55,56% têm duração de um dia e 38,89% são realizados em poucas horas. Apenas dois têm duração de mais de um dia.
O estudo também revelou que há poucas parcerias entre as empresas para o fortalecimento de eventos de negócio. Apenas três das empresas entrevistadas, afirmaram buscar parcerias, 41,67% informaram que não faziam parcerias, e o restante não soube responder.
A escassez de mão de obra qualificada, a falta de ações e programas de qualificação, e pouca integração das empresas foram apontados como pontos negativos.