Riocentro espera mais de 90 mil visitantes em setembro
[Por GL events Brasil, 30/08/2012]
O Riocentro vai receber cinco eventos em setembro, com público estimado em mais de 90 mil visitantes. Em apenas um deles, a Rio Franchising Business a expectativa é movimentar R$ 150 milhões em negócios. O maior centro de convenções da América Latina já começa a receber público no primeiro dia do mês.
O calendário de setembro é aberto pelo 67º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que vai acontecer do dia 1º até o dia 4, com expectativa de reunir 7 mil pessoas no Riocentro. O congresso irá celebrar os 100 anos da Dermatologia. Além da cerimônia de abertura, haverá ainda um coquetel de boas-vindas com show da cantora de samba Mart’nália.
O evento vai reunir 40 palestrantes internacionais de 18 países, como Estados Unidos, Alemanha, Itália, Omã, Croácia e Bósnia & Herzegovina. O pavilhão 5 do Riocentro será dedicado à programação científica do congresso, e o pavilhão 2 está reservado para a exposição paralela.
“O Riocentro foi escolhido pela infraestrutura que ele oferece”, afirma Renata Prates, coordenadora do 67° Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Renata também está por trás da organização do Congresso Brasileiro de Neurocirurgia 2012, que vai acontecer no Riocentro de 7 a 12 de setembro, e espera um público de 2 mil pessoas. O pavilhão 5 será o espaço para os Workshops e Simpósios.
Na segunda quinzena do mês, o centro de convenções vai sediar o principal evento de petróleo e gás da América Latina, o Rio Oil & Gas 2012, entre 17 e 20 de setembro. Realizada a cada dois anos, desde 1982, a feira e conferência vêm colaborando na consolidação do Rio de Janeiro como “capital do petróleo”. O estado concentra 80% de todo o óleo produzido no país, além de 50% da produção de gás.
Por tudo isso, a feira é uma importante vitrine para as empresas nacionais e estrangeiras apresentarem seus produtos e serviços. Serão 1,5 mil empresas e instituições expositoras, número superior aos 1,3 mil expositores da última edição, em 2010. A expectativa é que pelos 37 mil m² de área da feira – o evento irá ocupar 4 dos 5 pavilhões do centro de convenções – passem 55 mil visitantes.
Comemorando seu 30º aniversário em 2012, a Rio Oil & Gas chega a sua 16ª edição como um evento de referência internacional no debate e exposição da indústria de petróleo e gás natural. Para celebrar, o evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, o Riocentro terá tendas adicionais e a conferência ganhará um novo bloco temático: Gestão e Cenários da Indústria.
Outro grande evento internacional que acontecerá no Riocentro é a HydroVision Brasil 2012 e Distributech Brasil, de 25 a 27 de setembro. Será a segunda edição do evento no Brasil, que espera receber 1.500 executivos do setor de energia e mais de 100 empresas expositoras para debater questões práticas e soluções para o crescimento da energia hidrelétrica na América Latina.
“A organização conjunta da HydroVision com a Distributech é uma oportunidade única de oferecer à indústria de energia, com uma plataforma integrada internacional, chances valiosas para a troca de informações, networking e desenvolvimento de novos negócios em todos os setores do mercado”, afirmou Marla Barnes, editora do grupo Hidrelétrica PennWell, realizadora do evento.
Nos dias 27, 28 e 29, será a vez da Rio Franchising Business 2012, que se destaca como uma das dez maiores feiras de negócios em franquias do mundo, e tem expectativa de movimentar R$ 150 milhões em negócios, 50% a mais que em 2011. Em sua sexta edição, o evento, realizado pela Fagga | GL exhibitions, registra crescimento de 20% em área e número de expositores.
A expectativa é que 25 mil visitantes interessados em investir em um negócio próprio ou expandir sua rede de franquias passem pelo centro de convenções. Com 12 mil m² de área, o evento traz ao público mais de 220 marcas nacionais e internacionais. A novidade deste ano é o Fórum de Franchising, do qual participarão nomes de sucesso do segmento, entre eles membros da diretoria da Associação Brasileira de Franchising.
Riocentro
Eleito o melhor centro de convenções da América do Sul pelo World Travel Awards, o Riocentro conta com infraestrutura e gestão com padrão internacional. Sede da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, o centro de convenções também foi escolhido pela FIFA para sediar o Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da FIFA™ 2014 e do Comitê Organizador Local (COL). Em 2016, o principal pólo de turismo de negócios do Rio de Janeiro dará lugar a competições dos Jogos Olímpicos.
O sucesso da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável foi exaltado pelo Secretário-Geral da ONU para a Rio+20, Sha Zukang, ao afirmar que o centro de convenções foi o melhor local de reuniões da ONU em que ele esteve nos últimos anos.
A GL events Brasil, responsável pela gestão do Riocentro desde 2006, investiu nos primeiros cinco anos da concessão mais de R$ 85 milhões na modernização do centro de convenções. Até 2016, o plano de investimentos no espaço é de cerca de R$ 160 milhões. O grupo vai construir o Hotel Mercure Riocentro, reformar o Pavilhão 1 para receber o Comitê Organizador Local da FIFA e investir em infraestrutura para sediar o IBC da Copa de 2014. Com tudo isso, a expectativa é aumentar a taxa de ocupação do centro de convenções em 15% ao ano até as Olimpíadas.
Em 2011, o Riocentro registrou o maior número de eventos e público de sua história. Mais de 1,8 milhões (1,30 milhão em 2010) de pessoas passaram por 70 feiras, conferências, shows e encontros corporativos nacionais e internacionais. Um crescimento de 11% no número de eventos. Entre os eventos realizados em 2011, destaca-se a XV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, por onde passaram 670 mil pessoas – recorde de público de todas as edições; a LAAD, maior feira de defesa da América Latina; a 16ª Feira Construir Rio, que atraiu 60 mil visitantes e gerou R$ 100 milhões em negócios; e a Offshore Technonolgy Conference – Brasil (OTC), um dos principais eventos do mundo no setor de Petróleo, realizado pela primeira vez fora dos Estados Unidos e a Rio Oil & Gás.
Pela sua estrutura versátil e infraestrutura de padrão internacional, o Riocentro atrai as maiores e mais importantes feiras de negócios do Brasil e da América Latina. Para 2012, o Riocentro conseguiu captar novas feiras para o Rio de Janeiro como a Futurecom, o maior evento de telecomunicações da América Latina, e a internacional de logística Brazil Trade Summit (BTS). E trouxe de volta ao Rio de Janeiro dois eventos que há anos tinham deixado a cidade, e são importantíssimos para movimentar a economia local. A convenção ABAD 2012 e a ExpoPostos & Conveniências.
Infraestrutura
Maior centro de convenções da América Latina, o Riocentro tem um total de 571 mil m², dos quais 100 mil são de área construída. A versatilidade das suas instalações faz do Riocentro o local apropriado para diferentes formatos de eventos: congressos; feiras; competições esportivas, shows e formaturas; nacionais e internacionais, indoor ou ao ar livre. O estacionamento possui 7 mil vagas que servem a cinco pavilhões – quatro totalmente climatizados – para feiras, exposições, congressos, treinamentos, convenções, premiações, lançamentos de produtos e os mais diferentes tipos de eventos. Juntos, eles oferecem estrutura de refrigeração, 25 salas de reuniões com capacidade para até 4.500 pessoas, divisórias acústicas removíveis, mezaninos climatizados, auditórios para até 400 pessoas, 16 salas modulares com capacidade para 270 pessoas, salão VIP, cozinha industrial, postos de atendimento médico, bureau de segurança estratégica, rede Wi-Fi, estação de telecomunicações, heliponto e um imenso jardim tropical com lago.
Inaugurado em 1977 para preencher a lacuna existente por um centro de convenções de grande porte, o Riocentro participou da vida econômica, política e cultural brasileira nessas mais de três décadas de história.