Porto Alegre e Gramado mostram seu turismo em SP

[Por Panrotas, 27/06/2013]
A Liga Turismo, agência de Gramado (RS), realiza durante todo o dia a primeira edição da Liga Networking. O evento acontece no Tivoli Mofarrej, em São Paulo, e tem o objetivo de “trazer os atrativos de turismo de lazer e de negócios da Serra Gaúcha e de Porto Alegre para a capital paulista”, explica o diretor da empresa, Fábio Bordin. “Temos cerca de 30 expositores – secretarias, hotelaria, centro de eventos –, e esperamos entre 500 e 700 participantes”, completa Bordin. O evento conta com a participação do secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, e da secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk.
De acordo com Helena, a cidade está preparada para receber a 41ª edição do Festival de Cinema de Gramado, em 2 de julho. “Este evento [Festival], junto com o Natal Luz são as nossas principais atrações. O destino ainda é principalmente de lazer, mas o turismo de negócios tem crescido muito e ajudado a quebrar a sazonalidade. Recebemos 5,7 milhões de visitantes em 2012, incluindo aqueles que vão até a cidade e não pernoitam. A nossa expectativa é de crescimento de 13% no número de visitantes”, explica.
Já Porto Alegre divulga na Liga Networking a 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo, que será nos dias 21 e 23 de outubro. Dentre os especialistas confirmados estão o professor de Estudos de Lazer da Universidade de Tilburg (Holanda); a criadora do portal creativeparis.info, Sylvie Canal; a responsável por apresentar o conceito de turismo criativo para a Unesco, Rebecca Wurzburger; a gerente da Creative Tourism e responsável pelo site barcelonacreativa.info, Caroline Couret; a diretora da Garimpo de Soluções, Ana Carla Fonseca; e uma das pioneiras da economia criativa no Brasil, Lala Deheinzelin.