Projeto de lei que regulamenta a atividade das agências de viagens poderá ser sancionado

[Por Revista Hotéis, 03/07/2012]
O projeto de lei que regulamenta a atividade das agencias de viagens e turismo e suas responsabilidades civis, projeto de autoria do Deputado federal do Paraná, Alex Canziani, poderá sair da gaveta e ser sancionado pela Presidente da República Dilma Roussef.
A presidente da Abav/RN, Diassis Rosado Holanda, diretora da Harabello turismo, levantou a bandeira na luta pela categoria. Promoveu uma reunião nesta segunda-feira (02) com agentes associados e não associados no hotel Arituba, em Natal e recebeu o secretário de Turismo do Estado, Renato Fernandes e o Presidente da Emprotur, Sandro Pacheco, que apoiaram a luta da categoria na regulamentação da atividade das agencias de viagens. Diassis vai a Brasília no final do mês, num verdadeiro mutirão na perspectiva de conseguir a liberação do Projeto de lei, junto com o Presidente da Abav/Nacional, Antônio Azevedo e todos os presidentes das Abav’s estaduais.
Em seu primeiro encontro oficial com os agentes de viagens, o secretário de turismo do RN, Renato Fernandes foi muito receptivo, disse que não marca audiências em seu gabinete, e que é igual a médico, atende todos por ordem de chegada. Durante a reunião, ele enfatizou a união e fortalecimento da entidade, importante para o turismo do Estado e apoiou a luta da categoria. Falou de várias ações de sua gestão, entre projetos culturais, como a Arena Cultural, museu da Rampa, folheteria, material de divulgação, vôos charters, novo aeroporto, copa do mundo 2014, etc. Já o presidente da Emprotur, Sandro Pacheco anunciou a realização do I salão do turismo do RN, uma feira comercial que será realizada entre 4 a 5 dias, sem no entanto com data definida, mas com a presença dos pólos do estado e hoteleiros de cada região, para que os produtos sejam negociados a preços acessíveis, consequentemente fortalecendo a interiorização do turismo e possibilitando o norte rio-grandense a ter a oportunidade de conhecer o estado que mora.
Durante a reunião foi aprovada entrada de nova agência associada: Anauê Agência de viagens e turismo de Ana Maria Costa e Decca Bolonha. Outras agências também estão solicitando documentação para se filiarem. Também foi falado na reunião convênios com empresas para benefício dos agentes associados, como outras ações da categoria. A presidente da Abav/RN, disse que já está em pauta, para uma próxima reunião com o presidente da Abih/Nacional, Enrico Fermi Torquato.