Mercado de eventos e feiras prevê crescimento de 20% em 2011

[Por Jornal O Serrano-SP,04/08/2011]
O aquecimento da economia brasileira com alta de 7,5% em relação a 2010 – segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – implicou no crescimento de realização de eventos e feiras no país. Conforme previsão da Reed Exhibitions – maior produtora de eventos no Brasil e no mundo -, em 2011, a expectativa é um aumento de 20% para o setor de feiras e eventos. Dentre as áreas que mais movimentam o mercado estão a indústria (19%), alimentos e bebidas (9%) e materiais para construção e equipamentos (8%), segundos dados da União Brasileira de Promotores de Feiras (UBRAFE).
De acordo com a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (PACET), realizada pela FGV a pedido do Ministério do Turismo, a média dos eventos realizados em 2010, por empresa, foi de 25, sendo que desses, aproximadamente 80% do público corresponderam a participantes nacionais e 20% a internacionais. O aumento do faturamento das empresas respondentes da pesquisa em 2010 foi, em média, 11,2% superior ao apurado em 2009. Para este ano, espera-se uma ampliação no faturamento de 15%, mantendo um ritmo mais acelerado do que em 2010.
O professor do MBA em Turismo, Hotelaria e Entretenimento da FGV/IBS, Carlyle Falcão, explica que o bom momento econômico nacional e a imagem do país no exterior estão entre os fatores conjunturais que levaram à expansão dos negócios. Além disso, eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas favorecem as empresas, gerando um crescimento das feiras no setor de construção civil e um aumento da disponibilidade de contratantes. “Entretanto, a pesquisa realizada pela FGV comprova que o Brasil ainda tem alguns entraves para o crescimento ainda maior do setor, como a carência de espaços suficientes para a realização de eventos, de linha especial de crédito para as promotoras e de mão de obra qualificada para contratação imediata”, ressalta Falcão.
Há sete anos no mercado, a B1 Comunicação e Marketing oferece a seus clientes um mix completo de ações, que vai desde a publicidade tradicional, ações de internet até a organização de eventos. Para Daniela Miranda, diretora de eventos da agência, cada necessidade exige uma estratégia específica para aquele segmento de mercado. “Produzimos muitos eventos e ações promocionais para o setor varejista. Em cada caso fazemos uma análise sobre a atuação do negócio, para concluirmos qual o melhor meio de impactar o público-alvo. No caso de concessionárias, por exemplo, já organizamos desde feirões de ofertas até ações de marketing de experiência em restaurantes para apresentação de novos modelos de carros. Tudo para que o evento/ação promocional atinja seu alvo e sirva para conversão de vendas”, explica.
Para operacionalizar as ações criadas, a B1 Comunicação e Marketing utiliza promotores com perfil apropriado para cada ação. “Quando planejamos a ação, traçamos o perfil de profissional que desejamos contratar para ocasião. Cada caso exige um tipo de promotor diferente. Em função da estratégia, dos objetivos e metas a serem alcançados a equipe envolvida nas ações é devidamente capacitada para vender o produto ou serviço em questão”, conta Miranda.
Em um dos eventos recentes, a agência selecionou alguns clientes potenciais da concessionária Minas France para conhecerem o lançamento da Renault, o sedã Fluence. A noite contou com degustação de vinhos, curso sobre panorama histórico dos vinhos, apresentação do carro e atendimento vip aos convidados, feito por vendedores e promotores. “Por meio desta estratégia personalizada e bem planejada, conseguimos alavancar as vendas do Fluence e trabalhar de forma diferenciada a marca da Minas France”, avalia a diretora de eventos da B1.
A ação é o momento imediato para a negociação de produtos e serviços e, também, para a criação de uma rede de negócios. O mercado de eventos e feiras representa uma vitrine para as empresas e uma excelente oportunidade para empresários que querem ampliar sua participação no mercado. “Trata-se de uma ótima oportunidade para o lançamento de produtos, degustação, demonstração de novas técnicas e equipamentos, distribuição de amostras, brindes e divulgação para o público segmentado”, explica o diretor comercial da TOP 10 Marketing & Promoção Fabiano Carreira.
A TOP 10 atua junto à necessidade e objetivo da empresa, no processo de planejamento e exposição adequada, para garantir um retorno satisfatório. “É importante promover uma apresentação de produtos atraentes, preços compatíveis com os concorrentes e capacidade para atendimento dos pedidos fechados. A empresa também deve aproveitar para solidificar os relacionamentos comerciais, prospectar clientes, lançar produtos e consolidar negócios”, afirma Carreira.
A carteira de feiras e eventos da Top 10 é formada por feiras como a AMIS (Associação Mineira de Supermercados) com o estande do Café Pilão; Feirão Imobiliário com a Habitare; Unilar com a Tintas Coral; evento Vinhos Verdes de Portugal e Cirque du Soleil.

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