Selo ABEOC de Qualidade certifica empresas de eventos

Uma iniciativa pioneira da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) começa a aparecer para o mercado. O Selo ABEOC de Qualidade foi entregue para 10 empresas de Santa Catarina na noite da quinta-feira (14/06), em solenidade no Centro de Eventos da Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis, com a presença da presidente da ABEOC Nacional, Anita Pires, do presidente da ABEOC-SC, Marco Aurélio Floriani (foto abaixo), entre outras autoridades do trade. Este modelo de certificação objetiva diferenciar as empresas que adotam um sistema de gestão eficiente, focado na qualidade e em busca da excelência nos serviços prestados.
A experiência de sucesso da ABEOC-SC já está sendo referência para a ABEOC-SP iniciar o processo de implantação do Selo ABEOC de Qualidade em São Paulo. Segundo Anita Pires, a entidade mantém conversações com o Sebrae Nacional para expandir a iniciativa para outros Estados do Brasil. “Acreditamos que a capacitação e profissionalização das empresas de eventos através do Selo ABEOC de Qualidade vai ser um marco para o mercado de eventos”. Do ponto de vista das empresas, o processo de obtenção do selo impõe o aprimoramento da gestão, e do ponto de vista do mercado, explica Anita, “o selo é uma referência, dá tranquilidade ao contratante de serviços de eventos que busca uma empresa séria e de qualidade”.

Com algumas adaptações, as normas estabelecidas para obtenção do Selo ABEOC de Qualidade seguem o modelo de certificação adotado pela Federação Suíça de Turismo, combinando nove critérios de excelência em gestão e cinco instrumentos de avaliação. Por meio de uma avaliação criteriosa, realizada por consultores especializados, a empresa deve atingir uma nota mínima para obter a licença de uso do selo.
Receberam o certificado do Selo ABEOC de Qualidade as empresas associadas: Açoriana Turismo; Attitude Promo; Folha Stands; Guzzi Eventos, Iso Audivisuais; Neto Eventos; Pires e Associados; Práxis Feiras e Congressos; Precisão Eventos e Projecta Eventos. No final do ano outra solenidade marcará a entrega do Certificado para as empresas atualmente em processo de auditoria.
O projeto da ABEOC-SC conta com a parceria do Sebrae Santa Catarina, que está custeando o valor da consultoria para as empresas interessadas em se adequar para a certificação do Selo ABEOC de Qualidade . A empresa tem que arcar somente com o custo da certificação. Trata-se de um serviço prestado pela ABEOC-SC cujo objetivo é auxiliar as empresas ligadas ao setor de eventos a implantar processos de monitoramento de qualidade.
Estão aptas a buscar a certificação as empresas associadas a ABEOC-SC, com pelo menos um ano de existência, que possuam um responsável pela qualidade e que concordem em implementar um plano anual de melhorias, entre outros critérios. Paralela a consultoria prestada, é realizada também uma auditoria na empresa que avalia uma série de itens relacionados com gestão, satisfação dos colaboradores, satisfação dos clientes, além de um check list composto por 15 questões aplicadas por um auditor independente designado pela ABEOC-SC.
A atribuição de licença de uso do selo é tomada pelo comitê de qualidade, composto por três pessoas do setor e sem vínculo de trabalho com a ABEOC-SC baseado no relatório geral de avaliação da empresa. A nota mínima para obtenção do selo é 3,2 sendo que a nota máxima é 4. A licença tem validade de um ano e a empresa tem o direito de recurso caso não concorde com a decisão tomada.
Seminário e Pesquisa ABEOC-SC
Na mesma noite da entrega dos certificados para as empresas que obtiveram o Selo ABEOC de Qualidade, a ABEOC-SC também apresentou os resultados da pesquisa realizada sobre a infraestrutura para eventos na capital catarinense. O “Seminário de Capacitação e Profissionalização do Turismo” contou ainda com palestra de Jeanine Pires.

[Republicado por Falando de Feiras, 25/06/2012]