Rio planeja Salão do Turismo e Bolsa Internacional em lugar da Abav

[Por Mercado e Eventos, 31/05/2012]
Em 2013, o Rio de Janeiro deixa de sediar o Congresso da Abav e a Feira das Américas. Para compensar essa perda, o governo do estado e entidades do setor planejam realizar dois mega eventos. O primeiro deles seria a realização, já em 2013, do Salão de Turismo Roteiros do Brasil, que até o ano passado acontecia em São Paulo. O assunto já foi levado ao ministro Gastão Vieira pelo secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro. “Já apresentei uma proposta ao ministro e ele me pediu que lhe passasse mais detalhes sobre a nossa ideia e a estrutura que podemos oferecer”, destacou ele.
Em relação ao Salão Estadual do Turismo do Rio de Janeiro, a ideia é realizar o evento em Copacabana após as eleições. “Mas não vamos esquecer o interior e no primeiro trimestre do próximo ano faremos um segundo evento numa das cidades candidatas do interior fluminense”, explicou.
Outro assunto que também começa a ganhar forma é a realização de uma Bolsa Internacional de Turismo, que não seria obrigatoriamente nos mesmos moldes da antiga Brite. Segundo Salvador Saladino, presidente da Brazilian Incoming Travel Operators (Bito), o tema já começou a ser discutido e deve ser aprofundado. “Precisamos pensar num modelo de evento que possa trazer resultados, e isso significa trazer ao país buyers que possam efetivamente garantir a vinda de grupos de turistas. Temos a Tap que é a principal empresa aérea parceira do Brasil entre as companhias estrangeiras e vamos discutir um modelo adequado para formatação deste evento”, adiantou.